Wylinka e Sebrae-SP conectam startups de base tecnológica a grandes empresas
Gerar conexões entre grandes empresas e startups de base científico-tecnológica do estado de São Paulo, esse é o objetivo do Lab Vendas Startups Científicas. Programa 100% subsidiado pelo Sebrae São Paulo e executado pela Wylinka, a iniciativa foi construída a partir da nossa experiência em gerar conexões entre Academia e Mercado. Em 2021, o programa promoveu 48 conexões, além de apoiar 40 negócios de base tecnológica. Em 2022 ele segue com uma nova edição.
Lab Vendas Startups Científicas apoia negócios de base tecnológica
Realizado em 2021 o Lab Vendas Startups Científicas selecionou startups do estado de São Paulo em fase de comercialização para abordar um assunto muito caro ao mercado: a comunicação com o objetivo de gerar conexões. O que resultou em 40 conexões com o mercado, além de 48 negócios de base tecnológica apoiadas.
Wylinka promove ponte entre Mercado e Academia
Conectar startups de base científico-tecnológica ao mercado é um objetivo que está no DNA da Wylinka! Isso pode ser visto no Lab Vendas Startups Científicas, programa totalmente alinhado com os nossos valores. A ideia é apoiar startups científicas que estão maduras o suficiente para entregar com eficiência soluções inovadoras – que atendam aos principais desafios de grandes corporações – a estruturar estratégias de vendas, captar clientes, além de reforçar a conexão com empresas parceiras do projeto.
Como desenvolvemos esse impacto?
A capacitação foi construída a partir de informações e demandas coletadas em conversas com grandes empresas, além de levar em conta as demandas externadas pelas startups no formulário de inscrição. Para participar, as startups passaram por uma avaliação completa de sua estrutura e estratégias de vendas. Ao todo, foram sete meses de jornada:
Um dos diferenciais do programa foi o seu foco na comunicação para a geração de conexões assertivas. Assim, as startups receberam qualificação para conduzir as conversas de acordo com seus objetivos de negócio, ajudando a tracionar suas atividades. Ao todo, cerca de 100 agentes de inovação, apenas em São Paulo, auxiliaram na captação e seleção das startups participantes.
E o programa não para por aqui! O programa terá mais três rodadas, uma a cada ano, com a possibilidade de conectar mais de 150 startups até 2025.
Wylinka e Sebrae, juntas para fortalecer o ecossistema de inovação paulista
Para que a ciência se transforme em inovação, e entre no nosso dia a dia, ela percorre um caminho de desenvolvimento passando por diversas etapas.
Dentro desse processo há diferentes níveis de maturidade: 1º estágio, pesquisador (ou pesquisadores) tem uma tecnologia com potencial de mercado, mas não sabe como empreender; 2º estágio, pesquisador (ou pesquisadores) já deu o primeiro passo, mas ainda precisa de apoio para validar a estratégia de mercado e 3º estágio, já se tem um negócio, vende, mas precisa de um empurrãozinho para fazer a startup decolar.
Pensando nisso, a Wylinka e o Sebrae São Paulo fecharam uma parceria para pensar esse processo como um todo, desenvolvendo ações que se ligam para transformar o ecossistema de startups científicas paulistas de forma completa e interligada. O Lab Vendas Startups Científicas é o último passo dessa jornada, uma vez que conecta empreendimentos com base tecnológica, já consolidados, a grandes empresas com o objetivo de gerar contratos e, assim, levar ao mercado o conhecimento produzido nas Universidades.
Confira o que os participantes acharam do programa!
“ “Um dos melhores programas que nossa startup participou, uma vez que resultou em conexões positivas com grandes empresas e networking.”
“ “O programa do SEBRAE de startups científicas gera valor para empresas deep tech, buscando acelerar sua conexão com o mercado.”
“ “Gostei muito do programa. As reflexões e mentorias foram muito úteis e totalmente pertinentes para o momento da minha empresa.”
“ "Com o programa Lab Vendas Startups Científicas, conseguimos melhorar diversos pontos na empresa, para assim ser mais assertivo durante as conexões com potenciais clientes. Com isso conseguimos realizar 3 conexões com grandes empresas no qual estamos seguindo com negociações."