Wylinka apoia a criação de 1000 soluções de base tecnológica em todo o Brasil

Em 2021, pesquisadores de todo o Brasil tiveram a oportunidade de transformar as suas tecnologias em soluções aplicadas por meio de projetos de inovação. Essa oportunidade foi o Catalisa ICT, projeto do SEBRAE, que contou com o apoio de planejamento e execução da Wylinka, para gerar inovações de base tecnológica e aumentar a empregabilidade dos nossos pesquisadores e cientistas no mercado. As ações do Catalisa ICT em 2021  atenderam mais de 1200 pesquisadores, professores e estudantes e apoiou a criação de 1000 soluções de base tecnológica. Em 2022 o projeto segue com novas fases e atividades de suporte para quem começou a jornada em 2021.  

Aprender e Estruturar é primeiro passo para levar a Ciência para o mercado 

 

O programa Catalisa ICT prevê uma série de ações ao longo de três anos. A fase “Aprender e Estruturar” foi a segunda etapa do programa do SEBRAE. Voltada para pesquisadores de todos os estados brasileiros, a fase foi dividida em 4 etapas: (i) empreender para inovar; (ii) identificar problemas; (iii) projetar soluções e (iv) gerar o plano de inovação. 

Seu objetivo foi auxiliar os participantes a transformar suas pesquisas científicas em Planos de Inovação, documento estratégico para orientar a exploração de oportunidades de inovação a partir de uma pesquisa. 

A etapa recebeu a inscrição de mais de 2800 pesquisadores e 1560 projetos de pesquisa. Destes, 1000 projetos foram selecionados e cerca de 1800 pesquisadores foram capacitados para criar seus planos de inovação, empreender e modelar negócios. A iniciativa também mobilizou 491 mentores e voluntários, além de sete organizações.

Wylinka apoia a criação de 1000 soluções de base tecnológica em todo o Brasil

Como geramos esse impacto?  

 

A jornada dos pesquisadores se iniciou a partir da seleção dos projetos submetidos na primeira etapa, que também contou com a participação da Wylinka. Após a seleção, os pesquisadores realizaram uma trilha de ações com entregas semanais, workshops e conexões com o mercado, que culminou no desenvolvimento de um Plano de Inovação para submissão em uma nova chamada pública do Catalisa ICT. Essa nova chamada, nomeada de Desenvolver e Testar, acontece em 2022, contemplando até 250 projetos a receber até 150 mil reais para executar suas ações ao longo de 12 meses.

O grande diferencial da fase Aprender e Estruturar foi o avanço das ações de capacitação da Wylinka em relação à escalabilidade. Afinal, atendemos pesquisadores de TODOS os estados brasileiros, sendo quase 3 mil inscritos!

Para isso, além das capacitações serem executadas em modo remoto, contamos com diversas ferramentas, nas quais os participantes realizaram atividades, como quizzes e tarefas. Os pesquisadores também contaram com um canal de dúvidas e puderam participar de sessões de duas horas semanais no Youtube para tirar dúvidas e receber direcionamento em suas atividades práticas. Desta forma, garantimos que o conhecimento foi disseminado em massa, sem abrir mão do suporte aos projetos, com mecanismos de accountability e engajamento.

Saiba mais sobre como aconteceu essa primeira etapa aqui!

Promovendo o empreendedorismo científico 

 

Na Wylinka, acreditamos que a resposta para a alta demanda do Brasil por negócios inovadores de base tecnológica esteja nos projetos desenvolvidos por pesquisadores. Há uma quantidade expressiva de conhecimento sendo desenvolvida, porém, muitas vezes, isso não é transformado em soluções tecnológicas e acabam sendo esquecidos nas prateleiras e laboratórios de pesquisa. 

O Catalisa ICT vem atuar sobre essa demanda! Ele faz parte de uma política de inovação que visa conectar sociedade, academia, governos e empresas, ampliando a troca de conhecimento e gerando inovação. Com uma abordagem de longo prazo o projeto é desenvolvido por etapas, em uma jornada de aproximadamente três anos:

Wylinka apoia a criação de 1000 soluções de base tecnológica em todo o Brasil

Antes de começar a fase Aprender e Estruturar, a Wylinka também auxiliou na etapa Mobilizar e despertar para empreender. Esta fase também aconteceu em 2021 e mobilizou os atores do ecossistema de inovação nacional para a difusão de uma chamada que pudesse captar o potencial científico e tecnológico brasileiro. Para isso, realizamos 27 workshops distribuídos por todos os estados e colaboramos com o estabelecimento de critérios que permitissem a seleção de 1000 projetos de pesquisa com o maior potencial de serem transformados em uma solução de base tecnológica desejável pelo mercado. 

Confira o que os participantes acharam do programa!

“A proposta foi excelente e primordial para quem deseja empreender. A gestão e o planejamento fazem a diferença no negócio”.
Cláudia Pessoa

“O programa Catalisa está sendo um dos maiores marco na minha carreira, pois tem mudado a minha mentalidade em relação a essa transformação das ideias em soluções que podem ter valor de mercado”.
Rafael Ferreira

“Experiência impactante e transformadora”.
Patrícia Costa

    Converse com
    nosso time

    Clique aqui

    Conheça o nosso
    portfólio

    Faça o download
    Pular para o conteúdo