Wylinka e iCS capacitam agentes públicos na Amazônia

Capacitar agentes públicos para liderar mudanças e a superação dos desafios da regularização fundiária na Amazônia Legal: este foi o objetivo do Mobiliza.Amazônia! Com execução da Wylinka e apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o programa capacitou, em 2021, 8 profissionais da administração pública da Amazônia ligados a 10 instituições regionais. O processo – que contou com workshops, mentorias e conexão com representantes do ecossistema de inovação – resultou em iniciativas que visam otimizar e profissionalizar a regularização fundiária na região.

Wylinka apoia a construção de 4 ações de inovação com foco na Amazônia 

 

Realizado em 2021, o Mobiliza.Amazônia teve como objetivo mobilizar e capacitar agentes para desenhar e testar políticas públicas mais inovadoras segundo os princípios do design centrado no usuário. O programa mobilizou 30 agentes públicos de 10 instituições diferentes, distribuídos por 7 Estados. Durante a jornada quatro equipes participaram da capacitação onde cada uma tentou responder a uma demanda do processo de regularização fundiária, resultando em 4 ações de inovação desenhadas. O programa também mobilizou 13 organizações e 11 mentores voluntários. 

Wylinka e iCS capacitam agentes públicos na Amazônia

Inovação e design para acelerar a regularização fundiária na Amazônia

 

A Amazônia Legal possui o território com a maior bacia hidrográfica do mundo, além de englobar mais da metade das florestas tropicais remanescentes. Por lá, a agenda de regularização fundiária traz vários desafios, porém soluções inovadoras geram alto impacto positivo para toda a sociedade. 

Essa dualidade acaba por demandar a mobilização e a capacitação de agentes públicos, público-alvo do programa. Assim, o Mobiliza.Amazônia é aplicado nesse ambiente visando capacitar os participantes sobre a abordagem do design como um modelo mental inovador para o desenvolvimento ágil de soluções mais eficazes para os problemas cotidianos.  

Desenvolvida pela Wylinka, – inspirada na experiência que tivemos durante a parceria com a NESTA (organização britânica referência mundial em inovação) para a realização do GIPA – Global Innovation Policy Accelerator – o Mobiliza visa engajar os participantes a experimentarem um processo de criação de políticas co-criadas, validadas e testadas com seus principais usuários. 

 

Como desenvolvemos esse impacto?

 

Executado pela Wylinka, com financiamento do Instituto Clima e Sociedade (iCS), e com o apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o programa teve uma jornada totalmente mão na massa. Diferente das formações técnicas tradicionais, a iniciativa promoveu, durante um ano: networking entre os participantes e atores do ecossistema nacional e internacional e a vivência prática da construção de políticas públicas para a regularização fundiária, por meio de experimentos rápidos durante todo o processo.

Wylinka e iCS capacitam agentes públicos na Amazônia

Ao todo foram 52h de formação e mais de 10h de mentorias por projeto, dividida em seis módulos e guiada por meio de workshops imersivos, mentorias, conexão com especialistas regionais e internacionais, além de templates para a entrega das atividades. 

Confira o que os participantes acharam do programa!

“O programa me trouxe um novo olhar relacionado à percepção, análise, dimensionamento e busca da solução de um problema. A ferramenta demonstrou o mecanismo e a necessidade do ‘repensar’, visualizar os problemas de diversos ângulos e definir os passos necessários para avançar na busca de resultados efetivos”.
Lourdes Iarema

ICMBIO

“As ferramentas do design são aplicáveis ao dia a dia! Ser motivado a inovar é muito estimulante, romper e conquistar novas ideias a partir de estudos bem estruturados certamente resultará em nosso benefício próprio e para os que utilizarem dos projetos.”
Rogério Martins

SPU

“Chegar ao final desse processo, entendendo muito mais a dimensão geográfica, política e social da nossa região, sem dúvidas nos faz ter muito mais bagagem para enfrentar o nosso dia a dia como gestor público.”
Márcio Grangeiro

ITERAIMA

Quer saber mais sobre a metodologia e os resultados do programa? Baixe o ebook “O Mobiliza Amazônia e as políticas públicas” aqui! 

    Converse com
    nosso time

    Clique aqui

    Conheça o nosso
    portfólio

    Faça o download
    Pular para o conteúdo