Wylinka e FAPDF mobilizam ecossistema de inovação do Distrito Federal e RIDE

Animar e fortalecer o ecossistema de inovação do Distrito Federal e da  Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), este é o objetivo do Mobiliza.DF! Com o financiamento da FAPDF, o programa, executado pela Wylinka, ofereceu em 2021 capacitação para 29 profissionais da administração pública do Distrito Federal ligados a diversas áreas do governo com interesse em promover ações de  inovação para a região. O processo – que contou com workshops, mentorias e conexão com representantes de inovação internacionais – resultou em iniciativas plurais, que visam a aproximação dos atores do ecossistema de inovação do DF e RIDE. Em 2022 o projeto segue com uma nova rodada de capacitação.  

 

Primeira rodada do Mobiliza-DF abordou o problema de comunicação

Realizada em 2021, a primeira rodada do Mobiliza.DF recebeu mais de 180 inscrições, das quais selecionamos 36 pessoas para aprender sobre design em políticas públicas. O programa visou a aproximação dos atores do ecossistema de inovação do Distrito Federal e RIDE, focando principalmente o problema da conexão e comunicação desse ambiente. Ao todo, 29 agentes de inovação foram capacitados e seis ações de inovação desenhadas nessa primeira rodada. Além disso, mobilizamos 21 mentores e voluntários e 31 organizações do ecossistema local.

Wylinka e FAPDF mobilizam ecossistema de inovação do Distrito Federal e RIDE

Para saber mais sobre os resultados clique aqui!

 

Inovação como política pública 

O programa Mobiliza.DF busca desenvolver políticas públicas de inovação mais aderentes e eficazes. Seu objetivo é fortalecer as ações de animação do ecossistema de inovação local e possibilitar que os agentes públicos do Distrito Federal e da RIDE – público-alvo do programa – não apenas compreendam o uso da abordagem do design para a construção de políticas públicas, mas também repliquem a metodologia no dia a dia do seu trabalho.

 

Como desenvolvemos esse impacto?

A base do Mobiliza é o “aprender fazendo”! Assim, sua jornada é dividida em seis módulos compostos por workshops, mentorias e momentos de interação com stakeholders (ecossistema local, nacional e internacional) e a utilização de templates para registros das atividades.

Um ponto alto desses contatos foi a semana de interação com o ecossistema internacional, onde a Wylinka, juntamente com a Oxentia, agência de consultoria em inovação britânica, trouxe especialistas de várias partes do mundo para conversar com os participantes. Durante uma semana os participantes puderam discutir suas ideias com especialistas que estavam envolvidos com problemas semelhantes e, assim, ampliarem a visão sobre o que estavam desenvolvendo. 

Todo esse processo permitiu aos participantes desenvolver não apenas o mindset voltado para a aplicação da metodologia, mas criar uma rede de conexões entre eles, gerando cooperação entre instituições diferenciadas.

Wylinka e FAPDF mobilizam ecossistema de inovação do Distrito Federal e RIDE

A metodologia também permite a ampliação de visão da atuação do agente público e a descoberta de novas formas de impactar positivamente a vida das pessoas. Em 2021, o programa realizou mais de 88 horas de workshop e 20 horas de mentoria, tudo online.

 

Mobilizando a inovação por meio do design

A Wylinka tem como missão desenvolver ecossistemas de inovação! Acreditamos que ela é uma promotora efetiva do desenvolvimento econômico e social. Nesse sentido, o Mobiliza foi desenvolvido para potencializar, de forma inovadora, a visão de estratégias para o amadurecimento do ecossistema de inovação e o desenvolvimento econômico e social da região. Com três rodadas consecutivas previstas, o programa visa ter uma atuação mais profunda no ecossistema, de forma a consolidar os aprendizados. Demonstrando, assim, a vocação do Distrito Federal em se tornar um laboratório de boas práticas com potencial de serem escaladas para outras regiões do país. A expectativa é impactar até 108 agentes públicos e desenvolver, ao todo, até 18 propostas de políticas públicas para solucionar os desafios locais até o final de 2023.

Confira o que os participantes acharam do programa!

“O Mobiliza tem conseguido ampliar bastante o nosso networking, permitindo uma integração forte entre os diversos membros do grupo. Também temos buscado uma visão inovadora para velhos problemas”.
Ivelise Longhi, Codese DF

“Essa primeira edição foi inovadora, grandiosa e fora da casinha tradicional da administração pública na busca por encontrar soluções para os desafios reais”.
Felipe Sousa, Esc. Ass. Internacionais DF | Gabinete da Governadoria

“O processo de integração do projeto do qual eu faço parte foi extremamente inovador e eficiente. A metodologia proposta pela Wylinka se mostrou natural e intuitiva ao integrar pessoas com vivências diversas”.
Alberto Perez, Sec Inovação | Casa Civil DF

Ficou curioso? Baixe o ebook Mobiliza.DF e o fortalecimento das políticas de inovação no Distrito Federal e RIDE e conheça essa jornada!

    Converse com
    nosso time

    Clique aqui

    Conheça o nosso
    portfólio

    Faça o download