Wylinka promove novos negócios e cultura empreendedora no ecossistema de inovação paraibano

Fortalecer a cultura de empreendedorismo no ecossistema de inovação paraibano por meio da qualificação de pesquisadores sobre como transformar suas pesquisas em soluções para o mercado, esse foi o objetivo do Capa.CITTA! O programa de aceleração do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA) foi executado pela Wylinka, com o apoio da Finep, em 2022. A iniciativa capacitou 64 pesquisadores vinculados às instituições da Paraíba e desenvolveu, ao todo, 13 soluções de base tecnológica.

De saúde a energia: Capa.CITTA abordou áreas emergentes da Paraíba

Realizado em 2022, o Capa.CITTA teve como foco os pesquisadores vinculados às instituições da Paraíba e foi direcionado às diversas pesquisas de ponta que têm sido produzidas no Estado, mas que nem sempre saem das bibliotecas e laboratórios das Universidades. Assim, a ideia foi qualificar pesquisadores sobre como transformar suas pesquisas em soluções para os problemas da sociedade, focando em resolver desafios das áreas de Energia, Saúde, Recursos Hídricos e TIC. O resultado disso?

Wylinka promove novos negócios e cultura empreendedora no ecossistema de inovação paraibano

Para conhecer as soluções desenvolvidas clique aqui!

Capacitando a ciência 

Na Wylinka acreditamos no poder de transformar a ciência em inovações que melhorem o dia a dia das pessoas. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Brasil acelerando a inovação de base científica e tecnológica para transformar pessoas, negócios, organizações e ecossistemas de inovação. Diante disso, o Capa.CITTA buscou fortalecer o ecossistema de inovação paraibano direcionando o network entre pesquisadores, startups e mercado de forma efetiva e estratégica.

A importância do programa consistiu em desenvolver conhecimentos e apresentar ferramentas aos pesquisadores das instituições paraibanas para que eles possam, a partir de um projeto de PD&I, construir um mínimo produto viável avançando para modelos de negócios com consistência. Assim, fortalecendo a interface entre a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador de base tecnológica.

Como desenvolvemos esse impacto?

O programa contou com três etapas, na primeira foram selecionadas soluções com potencial de mercado, já a segunda foi a aceleração on-line das iniciativas. Nesse momento os pesquisadores participaram de atividades síncronas, como workshops e mentorias, com especialistas, além de terem consultorias individuais para as equipes. Por fim, os participantes aprenderam a como comunicar o potencial das suas soluções com o objetivo tanto de fechar parcerias, quanto de vendê-las. 

O objetivo da aceleração foi mostrar aos pesquisadores como eles podem resolver problemas reais com as produções científicas, assim como apresentar modelos de negócios que podem dar consistência às soluções criadas. Para isso, os participantes aprenderam sobre os processos de validação de mercado e sobre público-alvo. Eles também fizeram o trabalho de entender a necessidade de seu público e mensuraram o mercado para a aplicação escolhida. 

Na última etapa os pesquisadores aprenderam sobre a captação de parcerias para o desenvolvimento das tecnologias e/ou transferência tecnológica, além de ter lições sobre como vender suas soluções. Por fim, todo esse aprendizado foi colocado em prática em um demoday on-line de encerramento do projeto que contou com a presença de avaliadores e potenciais parceiros.  

Todo esse processo permitiu que os pesquisadores passassem por uma jornada de autoconhecimento que gerou, além de soluções que podem impactar positivamente a população, uma mudança de mindset nos participantes.  

“Gostei muito do Capa.CITTA! Os workshops foram enriquecedores, as mentorias focadas e direcionadas, e o conteúdo disponibilizado me permitiu entender conceitos de inovação aplicada”.
Juan Villanueva

“O programa foi desenhado de uma forma que nos encorajou a continuar no programa, mesmo com os desafios de conciliar as atividades com a nossa rotina de trabalho”.
Vanessa Schramm

“Foi uma experiência incrível e inesquecível. O Capa.Citta eleva o empreendedor acadêmico a novos patamares. O programa é uma mudança de mindset e de realidade, é tornar um sonho em realidade”.
Juliana Falcão

Quer saber mais sobre essa jornada e seus resultados? Clique aqui

    Converse com
    nosso time

    Clique aqui

    Conheça o nosso
    portfólio

    Faça o download
    Pular para o conteúdo