Wylinka forma 160 pesquisadores empreendedores em 10 estados brasileiros

Despertar boas ideias com foco na transformação do conhecimento acadêmico em novos empreendimentos de base tecnológica: esse é o objetivo do StartupTech! Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, o programa idealizado pela Wylinka é um bootcamp de inovação e empreendedorismo que tem como base o Lean Science Solution, ferramenta desenvolvida por nós para a modelagem de soluções de base tecnológica. O programa acontece regularmente desde 2020, por meio de parcerias com grandes empresas, como a Fundação Cargill, e já capacitou 160 participantes, distribuídos em 10 estados brasileiros, além de mobilizar 145 mentores e voluntários.  

Mais de  40 soluções de base tecnológica criadas

O StartupTech é uma formação empreendedora, que promove o empoderamento de estudantes e cientistas. Entre 2020 e 2021  o programa contou com dois apoiadores distintos: a Fundação Cargill (2020 e 2021) e a Dow (2021), levando a metodologia para 6 estados brasileiros e capacitando 132 pesquisadores. Já em 2022 o projeto capacitou, novamente com o patrocínio da Fundação Cargill, 39 estudantes e cientistas na região de MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Confira os resultados:

Wylinka forma 160 pesquisadores empreendedores em 10 estados brasileiros

Wylinka apoia a transformação do conhecimento acadêmico em novos empreendimentos

A baixa sensibilização de cientistas e pesquisadores para as oportunidades no universo de empreendedorismo e startups é uma das barreiras que dificultam a transformação do conhecimento científico em inovação para a sociedade e para o mercado. Eventos imersivos como o StartupTech oferecem uma porta de entrada para estudantes e pesquisadores na jornada empreendedora, capacitando sobre conceitos básicos de modelagem de negócio e despertando neles o potencial para inovar e tirar projetos do papel. Além disso, o programa é uma oportunidade para as empresas patrocinadoras promoverem novos negócios dentro das suas verticais estratégicas, como por exemplo, agricultura e sustentabilidade na Amazônia. 

Como desenvolvemos esse impacto?

O StartupTech aplica um framework exclusivo de modelagem de negócios. 

Wylinka forma 160 pesquisadores empreendedores em 10 estados brasileiros

Dividido em 11 blocos relacionados entre si e agrupados de forma estratégica, a metodologia é aplicada durante um fim de semana que tem início na sexta-feira, com a abertura do bootcamp, e vai até o fim do domingo, quando os times apresentam as soluções desenvolvidas para uma banca de especialistas em negócios. Ao todo são 20 horas de dedicação divididas entre os três dias: sexta (4h); sábado (8h) e domingo (8h). 

Além de aprenderem a metodologia de desenho de soluções inovadoras, no StartupTech os estudantes também têm acesso a mentores com vivência de mercado, que acompanham todo o processo de desenvolvimento da ideia. Assim, o evento é uma experiência transformadora de trabalho em equipe e de criação de rede de contatos que permite ao participante desenvolver habilidades preciosas e exigidas pelo mercado.

Da saúde a sustentabilidade: circuito promove empreendedorismo brasileiro

O StartupTech teve sua primeira edição realizada em 2015, mas foi a partir de 2020 que entrou de forma recorrente no calendário de projetos da Wylinka, durante o Circuito Startuptech Desafios da Alimentação, patrocinado pela Fundação Cargill, contemplando Uberlândia e Viçosa(MG) Curitiba(PR) e diversas cidades de Goiás. 

Em 2021 a Wylinka realizou três edições do StartupTech, sendo a primeira o StartupTech – Sustentabilidade, realizada em parceria com a DOW. Já as outras duas edições fizeram parte do Circuito StartupTech: Desafios da Amazônia e tiveram o apoio da Fundação Cargill. 

Seguindo o sucesso dos anos anteriores, em 2022 repetimos a parceria com a Fundação Cargill, no StartupTech MATOPIBA. Essa edição contou com duas rodadas  e incentivou o desenvolvimento de 11 soluções tecnológicas para a cadeia produtiva de alimentos do MATOPIBA. O circuito também capacitou 39 participantes, de 8 estados brasileiros, e premiou as três equipes que mais se destacaram em cada rodada – ao todo foram mais de R$5 mil distribuídos. Mais informações sobre essa edição aqui!

Wylinka forma 160 pesquisadores empreendedores em 10 estados brasileiros

Confira o que os participantes acharam do programa!

“Teoria objetiva, muita mão na massa, mentorias com pessoas extremamente qualificadas, enfim, crescimento exponencial em um só fim de semana! Muito bom mesmo!!"

“Muito bom aprender como dar esse pontapé inicial num modelo de negócio de startup.”
Ricardo Souza

Participante da edição “StartupTech – Sustentabilidade

“O Circuito StartupTech foi uma experiência marcante para o meu crescimento pessoal e profissional, proporcionando novas visões sobre o mundo do empreendedorismo e da inovação.”
Lucas Rodrigues

Participante da edição “StartupTech: Desafios da Amazônia” - Santarém

“Participar deste evento foi algo inexplicável. A quantidade de assuntos e a velocidade com que aplicamos os conhecimentos foi incrível. Amei participar e quem sabe na próxima edição estarei presente novamente.”
Joanna Silva

Participante da edição “StartupTech: Desafios da Amazônia” - Porto Velho

Quer saber mais sobre a metodologia e a jornada dos participantes? Baixe o ebook ‘StartupTech Desafios da Amazônia’!

    Converse com
    nosso time

    Clique aqui

    Conheça o nosso
    portfólio

    Faça o download
    Pular para o conteúdo