Wylinka e Sebrae-SP capacitam cientistas para criar negócios a partir da ciência
Ajudar estudantes, professores e pesquisadores a dar os primeiros passos para transformar uma pesquisa científica em uma solução atraente para o mercado, esse é o objetivo do Acelerando Cientista! Realizado pelo Sebrae for Startups, com execução da Wylinka, o programa já teve duas edições, a primeira em 2021 e a outra em 2022. Ao todo 1041 pesquisadores, professores e estudantes, que tinham o desejo de transformar sua tecnologia em produto e negócio, participaram da capacitação.
Além de webinários, a jornada contou com o Lean Science Solution Canvas, ferramenta simples e intuitiva – criada e testada na Wylinka – ideal para dar os primeiros passos na criação de uma startup de base científica. As duas edições resultaram no desenvolvimento de 529 soluções de base tecnológica. Em 2023 o projeto segue com uma nova edição de capacitação.
Acelerando Cientista gerou 529 soluções para o mercado
Com duas edições realizadas – a primeira no final de 2021 e a segunda em 2022 -, o programa Acelerando Cientista buscou fortalecer a ponte entre o mercado e a Academia no estado de São Paulo. Além disso, permitiu que os pesquisadores aprendessem a explorar as diversas aplicações da pesquisa acadêmica, assim como ter uma visão de mercado, comunicar o potencial do seu projeto e entender a importância do ecossistema de inovação local para o desenvolvimento de uma startup de base científico-tecnológica.
Ao todo, foram capacitados 1041 pesquisadores, professores e estudantes ligados a instituições paulistas e 529 soluções de base tecnológica desenvolvidas com foco no mercado. As edições também mobilizaram 14 mentores e voluntários.
Wylinka visa conectar Academia e Mercado
Empreender é uma das melhores maneiras de entregar conhecimento para o mundo e fazer a diferença! Porém, nem sempre é fácil entender por onde começar.
O Acelerando Cientistas vem para resolver essa dor das universidades e institutos de pesquisa paulista, que nem sempre tem ações estruturadas de capacitação empreendedora para o público acadêmico. Realizado pelo Sebrae for Startups, com execução da Wylinka, a iniciativa – voltada para estudantes de graduação e pós-graduação do estado de São Paulo, ligados a projetos científicos – mostra o passo a passo para transformar uma pesquisa acadêmica em uma solução de base tecnológica atraente para o mercado.
Como desenvolvemos esse impacto?
Por meio de uma jornada de aprendizado individual, os participantes puderam conhecer ferramentas para ideação e desenho de negócios elaboradas especialmente para a transformação da ciência em soluções de interesse para o mercado. Ao todo foram cinco webinars, com duração de 2h cada, em que foram apresentadas informações que os ajudaram a estruturar e comunicar o seu primeiro modelo de negócio.
Um dos diferenciais do Acelerando Cientista é a ferramenta Lean Science Solution Canvas. Criada e testada na Wylinka, ela é simples e intuitiva, ideal para dar os primeiros passos na criação de uma startup de base, uma vez que aborda a realidade de quem quer começar um negócio.
Saiba mais sobre o programa aqui!
Wylinka e Sebrae, juntos para fortalecer o ecossistema de inovação paulista
Para que a ciência se transforme em inovação, e entre no nosso dia a dia, ela percorre um caminho de desenvolvimento passando por diversas etapas.
Dentro desse processo, há diferentes níveis de maturidade: no 1º estágio, o pesquisador tem uma tecnologia com potencial de mercado, mas não sabe como empreender; no 2º estágio, o pesquisador já deu o primeiro passo, mas ainda precisa de apoio para validar a estratégia de mercado e no 3º estágio, já se tem um negócio, vende, mas precisa de um empurrãozinho para fazer a startup decolar.
Pensando nisso, a Wylinka e o Sebrae for Startups fecharam uma parceria para pensar esse processo como um todo, desenvolvendo ações que se ligam para transformar o ecossistema de startups científicas paulistas de forma completa e interligada. O Acelerando Cientista é o primeiro passo dessa caminhada e se endereça a quem nunca empreendeu. Além dele, outros projetos estão sendo realizados nessa parceria, com o objetivo de dar suporte em todas as fases da inovação de base tecnológica.
Confira o que os participantes acharam do programa!
“ “É urgente e necessária a transferência do conhecimento acadêmico para a produção.”
“ “Foi ótimo!! Ver colegas pesquisadores empreendendo é inspirador demais.”
“ “Depois da primeira aula, fiz questão de assistir todos os encontros síncronos para ter a oportunidade de apresentar dúvidas aos palestrantes e melhorar meu conhecimento. Recomendo demais a participação em edições futuras!”
“ “A ideia do Acelerando Cientista é genial!”
“ “A experiência foi tão estimulante que tomei coragem e entrei em contato com um pessoal para tocarmos um projeto juntos. Já marcamos uma reunião!”
“ “Foi o start para para entender que eu precisava multiplicar essa cultura de transformação. Aplicar metodologias e ferramentas que façam pesquisadores também serem empreendedores, transformando pesquisas em inovação e atendendo as demandas da sociedade.”
Ficou curioso sobre a metodologia utilizada no programa e quer se aprofundar, saiba mais sobre ela em nosso portfólio: baixe aqui!