Wylinka e Sebrae for Startups aceleram mais de 250 Deep Techs em São Paulo
Fortalecer negócios de base científica e tecnológica, apoiando os pesquisadores no desenvolvimento de deep techs: esse é o objetivo do Atômica – Aceleradora de negócios para startups científicas. A iniciativa do Sebrae for Startups, com execução da Wylinka, atendeu, em 2022, 118 deep techs do Estado de São Paulo em fase de validação. Em 2023, o programa continua e está apoiando 136 startups.
Deep Techs do Atômica atendem demandas da área da saúde até a construção civil
A primeira edição do Atômica aconteceu em 2022, acelerando 122 startups de base científica. Os segmentos que mais se destacaram foram Saúde e Bem-Estar, Agronegócio e Indústria 4.0, que juntos representaram aproximadamente 60% das startups do programa. Além disso, também tivemos deep techs atuando nos segmentos de Alimentação, Economia Circular, Logística, Financeiro, Educação, Energia e Construção Civil.
Em 2023, estão sendo apoiadas 136 startups. Dessa forma, são 254 deep techs participantes do projeto ao longo de dois anos de atuação.
Fortalecendo negócios de base científica e tecnológica
A importância das deep techs está aumentando, especialmente no pós-pandemia, e essa é a área de expertise da Wylinka. Há uma década temos promovido o desenvolvimento econômico, social e sustentável, acelerando a inovação de base científica e tecnológica para transformar pessoas, negócios, organizações e ecossistemas de inovação.
Nesse contexto, o Atômica foi desenhado com base nos nossos aprendizados e nas diretrizes do Sebrae for Startups. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento e fortalecer os negócios de base científica e tecnológica, apoiando os empreendedores na identificação e priorização de atividades que aceleram o desenvolvimento de suas startups.
Como desenvolvemos esse impacto?
A metodologia usada no Atômica é a Diligência da Inovação:
- Análise do negócio
Por meio de uma entrevista com o pesquisador, a equipe da Wylinka começa a mergulhar na deep tech, entendendo o estágio atual, as oportunidades e os desafios que existem para ela e para o seu mercado.
- Estudo de Mercado
A Wylinka faz um estudo de mercado para a startup, buscando entender as oportunidades e os desafios para acelerar o seu desenvolvimento. O empreendedor recebe um Estudo de Mercado completo sobre o seu negócio feito por um especialista da Wylinka, organização com uma década de experiência em apoiar e acelerar negócios científicos.
- Workshops e plano de ação
Nesta etapa a Wylinka constrói, junto com o pesquisador, um plano de ação a partir das informações reunidas, facilitando o planejamento estratégico do negócio. O Plano é focado nas oportunidades encontradas no Estudo de Mercado, com a finalidade de fazer a startup atingir um novo patamar e desbloquear pontos que estavam atrapalhando o seu progresso.
Além disso, os participantes da segunda edição terão mentorias da ABStartups e um acompanhamento para desenvolver os aspectos mais importantes identificados para o sucesso do seu negócio.
“ “Avaliaram realmente como está a Hydroflex e as necessidades que ela precisa. Isso deu para a gente uma segurança muito grande, inclusive para falar com parceiros ou com pessoas interessadas em investir”.
“ "O programa é muito válido para startups que estão começando e precisam olhar para todos os lados de um negócio. Eu recomendo que todos que estejam nessa etapa conheçam e deem uma oportunidade para o programa, porque realmente vai ter resultados bem legais".
“ "Nós, que temos uma carreira mais voltada para o lado científico, temos muita dificuldade em criar um networking do lado corporativo. Então programas de aceleração, como o Atômica, são fundamentais para suprir essa lacuna".
As deep techs são a nova onda da inovação, e é essencial que os pesquisadores empreendedores tenham o apoio especializado para desenvolvê-las. A Wylinka está preparada para conduzir, entre outras ações, o processo de Diagnóstico e Estudo de Mercado para startups de base científica e busca parceiros para levar esses resultados a mais deep techs no Brasil. Se os resultados de iniciativas como o Atômica dialogam com sua missão e objetivos, vamos conversar?
Quer saber mais sobre as deep techs que passaram pela primeira edição do Atômica? Clique aqui!