Projeto Wylinka – Fiocruz gera mais de 100 oportunidades de parceria com empresas
A Wylinka foi parceira da Fiocruz em um grande projeto para a promoção das tecnologias da instituição, reunindo mais de 100 empresas interessadas e gerando 10 parcerias entre a ICT e instituições externas e 4 parcerias entre os institutos da rede. Nosso projeto reuniu 50 profissionais de 20 NITs da rede GESTEC-NIT em 9 estados brasileiros em capacitações para avaliação de tecnologias, avaliação de portfólio tecnológico e prospecção de parcerias, durante os anos de 2016 e 2017.
Mais de 100 empresas interessadas e 10 parcerias geradas
O projeto de avaliação e promoção de tecnologias da Fiocruz mobilizou institutos do Brasil inteiro pela rede GESTEC-NIT. Como resultados do projeto, tivemos uma rede de profissionais mais capacitada para avaliar seu portfólio de tecnologias, com habilidades empreendedoras desenvolvidas e olhar de mercado para difundir a inovação e captar parcerias com o mercado.
Despertando o olhar de mercado nos NITs
O público-alvo foram as equipes dos Núcleos de Inovação de Base Tecnológica ligados à rede de Institutos da Fiocruz, uma ICT referência no Brasil e no mundo na promoção da saúde e da qualidade de vida da população, com destaque para o desenvolvimento de vacinas. Uma das dificuldades que observamos em NITs brasileiros é a falta de acesso a metodologias, ferramentas e estratégias para gerar inovações de mercado a partir do portfólio tecnológico.
Com a intenção de despertar um trabalho mais prospectivo por parte dos NITs, fizemos um trabalho completo com a rede, indo desde a capacitação dos times até o suporte na prospecção e desenho de parcerias com o mercado, como veremos a seguir.
Entre os resultados de curto prazo esperado pelo projeto estavam:
- Informação para subsidiar a transferência das tecnologias e a busca por financiamentos para protótipos e provas de conceito;
- Otimizar busca por parceiros de desenvolvimento e comercialização das tecnologias;
- Maior assertividade nos processos de Proteção e de Transferência das Tecnologias;
- Otimização de recursos da instituição (humanos e financeiros);
- Comunicação clara para negociação com os envolvidos no processo de transferência das tecnologias.
Capacitações on the job para incorporação das metodologias nas ICTs
O primeiro passo do projeto foi realizar uma imersão de 3 dias com os times de gestão de inovação, trazendo ferramentas e metodologias de avaliação de tecnologias. Nos eventos, eles aprenderam a aplicar a Diligência da Inovação, ferramentas desenvolvidas pela Wylinka para avaliar o potencial de mercado de ativos tecnológicos; aprenderam estratégias para identificar parceiros, transferir tecnologias e criar materiais comerciais para a abordagem do mercado; por fim, eles tiveram acesso a técnicas de valoração de tecnologias e negociação com parceiros.
Após a imersão em conteúdo, colocamos a mão na massa com esses times para gerar as competências on the job! Na segunda etapa do projeto, mapeamos 60 tecnologias em toda a rede de NITs, desenhamos critérios de análise e produzimos um screening tecnológico do portfólio, selecionando as 20 tecnologias com maior potencial.
As 20 tecnologias selecionadas passaram pela Diligência da Inovação, na terceira etapa do programa. Nessa fase da avaliação, fazemos um mergulho no mercado, levantando informações sobre as características da tecnologia; sua prova de conceito, estudo de mercado, que geram as conclusões e recomendações para transferência.
Por fim, na quarta etapa, apoiamos na prospecção e interação com organizações potenciais interessadas em parcerias tecnológicas para transferência a fim cumprir nosso propósito de conexão entre ciência e mercado.
“ “A Wylinka acrescentou informações sobre concorrentes do produto no mercado que desconhecíamos. Além disso, a Wylinka está fazendo uma busca de possíveis patrocinadores públicos e privados do produto que poderão nos ajudar a alavancar o software e entrevistando os possíveis clientes a fim de termos uma ideia melhor de qual seria a aceitabilidade no produto. Esperamos ter a ajuda da Wylinka no contato com os patrocinadores em breve.”