Wylinka apoia a criação de cerca de 30 soluções inovadoras para o desenvolvimento socioambiental da Amazônia Legal
O Floresta+ Ideação tem como objetivo estimular jovens a pensar em soluções inovadoras para o desenvolvimento socioambiental a partir da Floresta em Pé na Amazônia Legal. A iniciativa é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e é executada pela Wylinka. O programa consistiu em uma série de bootcamps de inovação baseada na metodologia Lean Science Solution, uma ferramenta desenvolvida pela Wylinka para a criação de soluções baseadas em tecnologia. Realizado entre os anos de 2022 e 2023, o programa teve abrangência em 4 cidades brasileiras e capacitou um total de 147 participantes, além de apoiar o desenvolvimento de 29 soluções inovadoras.
Floresta+ Ideação capacitou 147 participantes em quatro edições
O Floresta+ Ideação teve sua primeira rodada em 2022, em Cuiabá (MT), abordando o desafio “Como aproveitar o potencial das florestas para a geração de renda nas regiões da Amazônia Legal?”. No ano seguinte, em 2023, a Wylinka expandiu o programa, realizando mais três edições. A primeira ocorreu em Santarém (PA), mantendo o desafio original. Já a segunda aconteceu em Macapá (AP), abordando dois eixos temáticos: Eixo 1, com ênfase na “Agregação de valor aos produtos e subprodutos da sociobiodiversidade com foco na exportação”, e Eixo 2, destacando o “Uso indireto da floresta – Turismo”.
A quarta e última edição do ano aconteceu em Boa Vista (RR), onde os participantes foram desafiados a criar soluções relacionadas à “Agregação de valor em produtos e subprodutos da sociobiodiversidade, incluindo iniciativas de recuperação da vegetação”. Ao longo das quatro rodadas, 147 participantes foram capacitados, 29 soluções foram criadas e 61 mentores foram mobilizados. Além disso, 16 embaixadores locais foram mobilizados para atuar na difusão e sensibilização do público sobre o programa.
Wylinka apoia a transformação do conhecimento em empreendimentos inovadores
O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um instrumento econômico que recompensa e incentiva provedores de serviços ambientais, com objetivo de melhorar a rentabilidade das atividades de proteção e uso sustentável de recursos naturais. Essa prática ajuda na preservação da floresta. Nesse contexto, o Floresta+ busca promover o PSA a partir do fortalecimento das capacidades locais, por meio da promoção de treinamentos, capacitações e transferência de tecnologias.
Como desenvolvemos esse impacto?
A jornada do Floresta+ Ideação começa na sexta-feira e finaliza no domingo. Em cada bootcamp, os participantes são conduzidos no processo de ideação por meio de uma trilha composta por três fases: (1) Descoberta e Preparação, (2) Exploração e (3) Realização. As equipes também contam com o apoio de mentores para o desenvolvimento das soluções e esclarecimento de dúvidas.
A metodologia é baseada no Lean Science Solution, ferramenta desenvolvida pela Wylinka para a modelagem de negócios de base tecnológica e que é usada em outros programas da Wylinka, como o StartupTech.
Confira o que os participantes acharam do programa!
“ “Eu amo inovação e tecnologia e participar desse evento foi muito interessante, pude conhecer mais sobre a floresta, sobre o extrativismo que eram assuntos que eu não tinha conhecimento”.
“ “O bootcamp do Floresta+ ideação foi desafiador do início ao fim. A adrenalina desde o momento em que formamos os times, juntando pessoas e diferentes ideias, até a apresentação do projeto final. Foi uma experiência única de aprendizagem. De saber quando abrir mão de nossas próprias ideias e abraçar a ideia do outro por um propósito muito maior. De elaborar do zero um projeto, achar que poderia estar no caminho certo e de repente perceber que tomou o caminho errado. De saber quando parar o barco e ajustar as velas. E chegar ao final ver os resultados e sentir que tudo valeu a pena. Uma mistura de sentimentos e emoções por saber que alcançamos o objetivo e que podemos empreender de forma sustentável na Amazônia, valorizando suas comunidades tradicionais e transformando resíduos em oportunidades."
“ “Superou minhas expectativas, venci o medo, a distância, as dificuldades, fiz novos amigos adquiri uma gama de novos conhecimentos e informações que só fortalecem nossos desejos de desenvolvimento econômico social intelectual e ambiental."
“ “Eu tive a oportunidade de me sentir um agente de transformação para a Amazônia roraimense e, principalmente, um agente de impacto para minha comunidade."
A Amazônia desempenha um papel importante na manutenção de serviços ecológicos, e é essencial estimular ações que visam o seu desenvolvimento a partir da Floresta em Pé. A Wylinka está preparada para conduzir, entre outras ações, capacitações de ideação de negócios e busca parceiros para levar esses resultados para jovens, pesquisadores e mais públicos. Se os resultados de iniciativas como o Floresta+ Ideação dialogam com sua missão e objetivos, vamos conversar?
Quer conhecer as soluções que foram desenvolvidas?
Clique aqui!