Ajudamos Minas a construir uma das maiores políticas de inovação do mundo
O SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) é um programa do governo de Minas Gerais, criado para fortalecer, incentivar e promover startups brasileiras e estrangeiras com interesse em desenvolver seus negócios no estado, atraindo investimentos, gerando empregos e contribuindo para o amadurecimento do ecossistema de inovação. O Seed acontece desde 2014 em rodadas anuais, em Belo Horizonte. A Wylinka teve um papel fundamental na sua implantação, tento gerido e realizado ações da primeira à terceira rodadas do programa. Vamos te contar essa história a seguir!
MG: o maior berço de startups da América Latina
Transformar o estado no maior berço de startups do continente foi a visão que pautou a criação do Seed em 2013, uma política de inovação do governo estadual para aproveitar as potencialidades do ecossistema mineiro. Nas duas primeiras rodadas do programa, a Wylinka foi a gestora do Seed, sendo responsável por:
- construção das diretrizes estratégicas, mensuração e gestão dos resultados do programa
- desenho e execução do seu modelo de gestão
- integração das ações e dos atores envolvidos, garantindo alinhamento com os objetivos estratégicos
- gestão do conhecimento
- comunicação interna e cultura colaborativa
Alcançamos as marcas de 80 startups aceleradas, mais de 2mil horas de mentoria, mais de 10 mil pessoas impactadas em cerca de 200 atividades de interação com o ecossistema.
Além dos números, o Seed foi um importante marco na história da inovação do Brasil. A Bloomberg Foundation destacou o programa como um dos grandes projetos de inovação do setor público no mundo; sendo ele um dos três únicos citados do Brasil; a Spark Awards reconheceu o Seed como uma das 3 melhores aceleradoras do Brasil e o San Pedro Valley como a Melhor Comunidade de Startups do país. Foram mais de 200 matérias divulgadas na mídia local e internacional nos primeiros 18 meses do programa.
Na terceira rodada do Seed, em 2016, a Wylinka foi responsável pelas ações de acolhimento dos empreendedores, realização de eventos e difusão do conhecimento e cultura empreendedora por toda Minas Gerais.
Uma transformação do ecossistema
Como política de inovação do ecossistema mineiro, o Seed buscou atrair os melhores talentos e as melhores ideias, abrindo as portas para empreendedores de todo o mundo. A meta na criação do programa, foram 40 startups apoiadas em cada rodada de 6 meses de aceleração, com aporte de 80 mil reais por negócio, para fomentar o seu desenvolvimento.
O objetivo foi transformar Minas Gerais no maior berço de startups da América Latina, aproveitando todo o potencial produtivo do estado e a vocação para inovação de Belo Horizonte, cidade que abriga uma das mais importantes universidades do Brasil.
Mudanças Sistêmicas e Legado para MG
Para chegar em resultados tão expressivos, o Seed teve que imprimir mudanças significativas dentro do ecossistema, garantindo também o amparo legal das suas ações e mobilizando muitos fornecedores e apoiadores.
Antes de colocar tudo isso em prática, foi necessário vencer algumas etapas:
- Aprovar uma lei na ALMG para poder conceder o incentivo financeiro a pessoa física, nacional ou estrangeira;
- Lançar um edital de chamamento público para escolher uma entidade de direito privado sem fins lucrativos para executar o SEED;
- Estabelecer uma parceria com o Conselho Nacional de Imigração para garantir o visto (2 anos de visto de trabalho);
- Lançar juntamente o edital de seleção das startups para buscar talentos ao redor do mundo.
Para as startups participantes, o Seed ofereceu:
Nas rodadas 1 e 2, a Wylinka foi peça chave na gestão dos atores. Trabalhamos diretamente com 5 instituições para garantir a execução do programa em todas as suas frentes, do financeiro à aceleração propriamente dita.
“ “O apoio do SEED teve importante papel para que a empresa chegasse aonde está. Mais do que o apoio financeiro, que impulsionou a abrangência de atuação da empresa, o incentivo do SEED proporcionou também mentorias e um amplo networking com importantes nomes do setor, o que, para o empreendedor, é o fator de maior relevância para as empresas participantes.”