Impacto e Ciência

In Science, Technology & Innovation We Trust — Uma visão para 2020

19/janeiro/2020

In Science, Technology & Innovation We Trust — Uma visão para 2020

Começamos 2020 de olho nas oportunidades que a ciência e a tecnologia podem trazer para o desenvolvimento dos negócios e do ecossistema brasileiro!

Photo by insung yoon on Unsplash

Os últimos anos foram extremamente desafiadores para a produção científica e tecnológica brasileira e sabemos o quanto isso pode impactar no desenvolvimento econômico e social futuro do país. O investimento governamental em ciência e tecnologia vem diminuindo a cada ano, seguindo tendências mundiais, como já apontou o Global Innovation Index 2019 (GII 2019), mas agravado no Brasil pelo período de turbulência política e econômica que vivemos. Historicamente os investimentos privados em C&T no Brasil são muito abaixo da média dos países como os do BRICS, o que, junto ao baixo número de patentes geradas, demostram a pouca conexão entre a academia e o mercado.

Por outro lado, temos uma ciência de relevância mundial, que se destaca pela proporção crescente do número de publicações e também pela qualidade da pesquisa em áreas como ciências da vida, agricultura e biodiversidade. O Brasil se destaca pela relevância da estrutura de pesquisa e também pela qualidade de algumas de suas universidades. O ecossistema de inovação também tem mostrado importantes sinais de amadurecimento. Um deles é o novo marco legal de inovação, que abre caminhos para uma maior interação entre a universidade e o mercado. Também temos hoje no país um ecossistema de startups efervescente. Falamos recentemente sobre esse cenário de oportunidades de investimento em ciência e tecnologia.

Existe, portanto, uma enorme oportunidade que é potencializar a transformação do conhecimento gerado em riqueza para as pessoas e instituições do país. O GII 2019 aborda como possíveis caminhos para a redução da lacuna de geração de soluções inovadoras três caminhos importantes: (1) o estímulo a uma cultura de inovação e empreendedorismo na academia, com a criação de ambientes e instrumentos para o desenvolvimento de soluções; (2) novas abordagens de financiamento, com instrumentos que financiem fases mais arriscadas do desenvolvimento da inovação; (3) parcerias público-privadas, para tradução da pesquisa em aplicações comercialmente viáveis e sua difusão, além de alavancagem do investimento privado com o recurso público.

Aqui na Wylinka já estamos trilhando estes caminhos para maior impacto da ciência e da inovação tecnológica e para 2020 resumimos as nossas apostas nas seguintes atuações:

Uma ciência mais próxima do mercado

A inovação é aplicação com sucesso de algo novo. Sucesso pode ter muitos significados, mas podemos dizer que ele só acontece quando a novidade gera valor pros negócios e pras pessoas. Pesquisas e invenções só podem se tornar inovações pela conexão com empresas. Essa conexão é foco da atuação da Wylinka, seja por meio da transferência das tecnologias para o mercado ou do desenvolvimento de negócios de base tecnológica. Em 2020 continuaremos trilhando esse caminho com nossos programas, capacitações e conteúdos para o ecossistema, em busca de cada vez mais impacto! Um dos nossos programas de grande sucesso foi o SBQ Acelera, em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Solvey e Oxiteno, em que aceleramos pesquisas na área química. Lançaremos em breve um e-book sobre Inovação Tecnológica em Saúde, parte do Deep Tech Saúde, projeto realizado em parceria com a Associação Samaritano, Eurofarma e Instituto Sabin, em que aprofundamos no potencial da pesquisa científica e da tecnologia para a solução de grandes desafios do setor.

Ciência e Tecnologia para Impacto Socioambiental

A inovação de base científica e tecnológica tem enorme potencial para a solução de grandes desafios socioambientais. Se quiser se aprofundar mais nesses conceitos e como eles se relacionam recomendo a leitura do e-book Inovação e Impacto Socioambiental que publicamos.

Começamos 2020 reforçando a conexão da ciência com áreas como a Saúde Pública, Clima e Alimentação para a geração de grandes transformações nesses setores. O projeto Deep Tech Saúde teve o olhar para desafios da base da pirâmide. A relevância desse desafio no Brasil é enorme, já que temos o maior sistema público de saúde do mundo, com uma população em envelhecimento e uma escalada dos problemas relacionados a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Abordamos esta questão no e-book, trazendo oportunidades e insights para o desenvolvimento de soluções a partir da ciência e tecnologia.

Com o Deep Tech Clima buscamos, junto com o Instituto de Clima e Sociedade (ICS), soluções na academia para os desafios da Economia de Baixo Carbono no Brasil. O objetivo é difundir o potencial da ciência para atuação no tema, além de evidenciar as oportunidades para desenvolvimento e investimento de soluções de base científica e tecnológica. E em breve lançaremos o Circuito StartupTech Alimentação no qual, apoiados pela Fundação Cargill, promoveremos o desenvolvimento de soluções para a cadeia da alimentação por estudantes universitários de 4 regiões no país. O projeto busca uma alimentação mais segura e sustentável a partir do estímulo ao desenvolvimento de soluções vindas da academia.

Políticas públicas para inovação

O marco legal de inovação traz muitas oportunidades para o desenvolvimento de soluções inovadoras, criando novas estratégias e facilitando caminhos. Mas ainda temos muitos desafios para o uso dessas ferramentas e de implementação dessas novas possiblidades no sistema. Para 2020 fortalecemos nossa atuação para a aceleração de políticas públicas para inovação no Brasil em parceria com o Nesta, organização britânica referência no tema em todo o mundo. Em 2018 e 2019 realizamos em conjunto o GIPA, Programa de Aceleração de Políticas Públicas para Inovação e vamos escalar a sua aplicação para outras regiões e setores no Brasil. Nos baseamos na metodologia de design thinking e na conexão com as melhores práticas do Reino Unido para desenvolver a capacidade inovadora de gestores públicos e o seu potencial de impacto no sistema pela implementação de inovações. Aqui você pode conhecer as inovações em política pública desenvolvidas no último programa!

Estamos muito animados com 2020 e com as oportunidades que o ano novo traz de fortalecer e evoluir a nossa missão!

E você, o que espera pra 2020?

Se quiser conversar sobre como aproximar a ciência e a tecnologia dos desafios das pessoas e organizações, fala com a gente!

Autora: Ana Carolina Calçado, Diretora-Presidente da Wylinka

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pular para o conteúdo