Em maio de 2018 a Wylinka foi selecionada para ser a facilitadora local do Global Innovation Policy Accelerator (GIPA), uma colaboração entre os governos do Reino Unido e do Brasil para acelerar a formulação e implementação efetiva de políticas de inovação. Já escrevemos sobre  este programa há algum tempo e você pode conferir mais clicando aqui.

Em um resumo, o programa tem um desenho similar a uma aceleradora de negócios, mas focada no desenvolvimento de políticas públicas. Em conjunto com o NESTA (National Endowment for Science Technology and Arts — United Kingdom), Innovate UK e Fundo Newton, reunimos aproximadamente 30 Policymakers brasileiros ( vindos do MDIC, FINEP, SEBRAE, MCTIC, FAPs e outros), os quais criaram grupos focando nos principais desafios nacionais e, ao longo das atividades do programa, se aprofundaram nas causas raízes de cada desafio para validá-las com os principais stakeholders e terem uma visão mais clara para propor soluções. Também falamos sobre este processo de design de soluções aqui.

 

Wylinka, Policymakers brasileiros e UK construindo políticas para inovação

 

Dando sequência a estas atividades, nos dias 18 a 22 de março estivemos com o grupo na segunda imersão ao Reino Unido. Nesta segunda semana, com a facilitação dos coachs e mentores do programa, os participantes tiveram a chance de sintetizar os achados em suas pesquisas e definirem com maior clareza qual o desafio raiz que irão atacar (fator de maior influência no desafio inicial proposto). Com este desafio mais claro, os participantes tiveram uma carga de conteúdos sobre ideação e prototipação, para que pudessem discutir e desenhar uma potencial solução, também pensando em indicadores para mensurar e avaliar o resultado e impacto da solução. Novamente os princípios do design sendo fortemente explorados.

 

Wylinka, Policymakers brasileiros e UK construindo políticas para inovação

 

Outra entrega de grande relevância nesta semana foi a sessão de mentorias com os experts da terra da Rainha. Para cada um dos 6 grupos participantes, foram escolhidos e convidados mentores com grande expertise para que pudessem compartilhar suas experiências e trocarem contatos (afinal, este foi apenas o primeiro contato e a gente espera que os grupos continuem com esta interação com os mentores no futuro!). Dentre os convidados, participaram representantes de importantes instituições, como Universidade de Oxford, Innovate UK, Young Foundation, Cambridge Enterprise, entre outros. Nós da Wylinka aprendemos muito com esta interação e trocas de conhecimento!

Wylinka, Policymakers brasileiros e UK construindo políticas para inovação

Agora de volta ao Brasil, os participantes vão trabalhar para desenvolver os pilotos e avaliar se as soluções podem ser implantadas em maior escala ou se necessitam de outros ajustes. E o melhor, estas atividades continuam com o apoio dos coachs e mentores britânicos e com o suporte da Wylinka. E em meados de agosto teremos o encerramento do programa, em um evento que celebrará os aprendizados e trará os principais resultados obtidos. Fique atento em nossas publicações para acompanhar mais o andamento do GIPA. Quem sabe a gente não se encontra no evento final! E se você quiser saber mais sobre este e outros projetos da Wylinka, entre em contato com a gente! Because when you rock, Wyrock!