Aqui na Wylinka nós acreditamos em uma ciência que esteja próxima dos desafios da sociedade para que gerem soluções inovadoras. A saúde no Brasil apresenta desafios cada vez mais complexos e, por outro lado, existem tecnologias que estão sendo desenvolvidas com grande potencial de aplicação. Por meio da maior interação dos atores do ecossistema de inovação, é possível que boas ideias saiam das Universidades e gerem impacto nos desafios sociais e econômicos brasileiros.

O projeto Deep Tech Saúde é realizado junto à Associação Samaritano, Eurofarma e Instituto Sabin, com o objetivo de identificar tecnologias emergentes para gerar um landscape tecnológico em saúde com potencial para gerar impacto efetivo na sociedade.

A primeira etapa do projeto consiste em definir o foco do mapeamento tecnológico de cada organização, a partir do aprofundamento em seus desafios. Dessa forma, é possível analisar o cenário dos desafios tecnológicos, aprofundando nos aspectos técnicos e explorando suas tendências.

A segunda etapa consiste na busca de soluções tecnológicas em desenvolvimento no Brasil, com foco no desafio proposto. O mapeamento visa entender as oportunidades e aspectos que influenciam o desenvolvimento de pesquisas de alto potencial. O contato próximo com pesquisadores e ICTs, das tecnologias de maior potencial, permite aprofundar em soluções-foco dentro do report elaborado.

Aproximamos tecnologias de alto potencial com o mercado, buscando gerar negócios e soluções mais escaláveis e mais competitivas, que gerem mais resultados e impacto social. O mapeamento de soluções de impacto em saúde oriundas de hard science é um dos passos para contribuir para o fortalecimento do ecossistema. Fazemos isso criando uma rede colaborativa e auxiliando o ambiente a se desenvolver para, dessa forma, catalisar novas oportunidades para Inovação em Saúde!