Wylinka forma 160 pesquisadores empreendedores em 10 estados brasileiros
Despertar boas ideias com foco na transformação do conhecimento acadêmico em novos empreendimentos de base tecnológica: esse é o objetivo do StartupTech! Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, o programa idealizado pela Wylinka é um bootcamp de inovação e empreendedorismo que tem como base o Lean Science Solution, ferramenta desenvolvida por nós para a modelagem de soluções de base tecnológica. O programa acontece regularmente desde 2020, por meio de parcerias com grandes empresas, como a Fundação Cargill, e já capacitou 160 participantes, distribuídos em 10 estados brasileiros, além de mobilizar 145 mentores e voluntários.
Mais de 40 soluções de base tecnológica criadas
O StartupTech é uma formação empreendedora, que promove o empoderamento de estudantes e cientistas. Entre 2020 e 2021 o programa contou com dois apoiadores distintos: a Fundação Cargill (2020 e 2021) e a Dow (2021), levando a metodologia para 6 estados brasileiros e capacitando 132 pesquisadores. Já em 2022 o projeto capacitou, novamente com o patrocínio da Fundação Cargill, 39 estudantes e cientistas na região de MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Confira os resultados:
Wylinka apoia a transformação do conhecimento acadêmico em novos empreendimentos
A baixa sensibilização de cientistas e pesquisadores para as oportunidades no universo de empreendedorismo e startups é uma das barreiras que dificultam a transformação do conhecimento científico em inovação para a sociedade e para o mercado. Eventos imersivos como o StartupTech oferecem uma porta de entrada para estudantes e pesquisadores na jornada empreendedora, capacitando sobre conceitos básicos de modelagem de negócio e despertando neles o potencial para inovar e tirar projetos do papel. Além disso, o programa é uma oportunidade para as empresas patrocinadoras promoverem novos negócios dentro das suas verticais estratégicas, como por exemplo, agricultura e sustentabilidade na Amazônia.
Como desenvolvemos esse impacto?
O StartupTech aplica um framework exclusivo de modelagem de negócios.
Dividido em 11 blocos relacionados entre si e agrupados de forma estratégica, a metodologia é aplicada durante um fim de semana que tem início na sexta-feira, com a abertura do bootcamp, e vai até o fim do domingo, quando os times apresentam as soluções desenvolvidas para uma banca de especialistas em negócios. Ao todo são 20 horas de dedicação divididas entre os três dias: sexta (4h); sábado (8h) e domingo (8h).
Além de aprenderem a metodologia de desenho de soluções inovadoras, no StartupTech os estudantes também têm acesso a mentores com vivência de mercado, que acompanham todo o processo de desenvolvimento da ideia. Assim, o evento é uma experiência transformadora de trabalho em equipe e de criação de rede de contatos que permite ao participante desenvolver habilidades preciosas e exigidas pelo mercado.
Da saúde a sustentabilidade: circuito promove empreendedorismo brasileiro
O StartupTech teve sua primeira edição realizada em 2015, mas foi a partir de 2020 que entrou de forma recorrente no calendário de projetos da Wylinka, durante o Circuito Startuptech Desafios da Alimentação, patrocinado pela Fundação Cargill, contemplando Uberlândia e Viçosa(MG) Curitiba(PR) e diversas cidades de Goiás.
Em 2021 a Wylinka realizou três edições do StartupTech, sendo a primeira o StartupTech – Sustentabilidade, realizada em parceria com a DOW. Já as outras duas edições fizeram parte do Circuito StartupTech: Desafios da Amazônia e tiveram o apoio da Fundação Cargill.
Seguindo o sucesso dos anos anteriores, em 2022 repetimos a parceria com a Fundação Cargill, no StartupTech MATOPIBA. Essa edição contou com duas rodadas e incentivou o desenvolvimento de 11 soluções tecnológicas para a cadeia produtiva de alimentos do MATOPIBA. O circuito também capacitou 39 participantes, de 8 estados brasileiros, e premiou as três equipes que mais se destacaram em cada rodada – ao todo foram mais de R$5 mil distribuídos. Mais informações sobre essa edição aqui!
Confira o que os participantes acharam do programa!
“ “Teoria objetiva, muita mão na massa, mentorias com pessoas extremamente qualificadas, enfim, crescimento exponencial em um só fim de semana! Muito bom mesmo!!"
“ “Muito bom aprender como dar esse pontapé inicial num modelo de negócio de startup.”
“ “O Circuito StartupTech foi uma experiência marcante para o meu crescimento pessoal e profissional, proporcionando novas visões sobre o mundo do empreendedorismo e da inovação.”
“ “Participar deste evento foi algo inexplicável. A quantidade de assuntos e a velocidade com que aplicamos os conhecimentos foi incrível. Amei participar e quem sabe na próxima edição estarei presente novamente.”