Em 2020, levamos o StartupTech a cerca de 100 estudantes de graduação e pós-graduação, gerando 27 soluções de base tecnológica em uma jornada empreendedora de 20h de duração. O objetivo do programa foi despertar o público acadêmico para empreender, gerar conexões e contato com o mercado, tudo isso em um fim de semana de muita inspiração e mão na massa. Ao todo, realizamos 4 edições da imersão patrocinada pela Fundação Cargill, que aconteceram em Uberlândia (MG), Viçosa (MG), Curitiba (PR) e diversas cidades de Goiás, de abril a outubro de 2020.

Vem conhecer os detalhes!

 

Soluções para a alimentação que nascem da ciência

O Circuito Startuptech – Desafios da Alimentação passou por quatro cidades brasileiras, levando a metodologia de modelagem de negócios de base tecnológica da Wylinka a 89 estudantes de graduação e pós-graduação. Ao todo, 27 ideias de modelo de negócio foram desenhadas, baseadas no conhecimento acadêmico e na produção científica desses participantes.

Tivemos projetos de hortas portáteis, mecanismos de compostagem, tecnologias para cultivo de mudas, soluções de encurtamento da cadeia de distribuição de orgânicos, entre vários outros projetos fantásticos! Tudo isso assessorado por um time de 63 mentores voluntários e com o apoio de 60 organizações, entre instituições de ensino, ligas empreendedoras, habitats de inovação, entre outros.

 

 

Levando o empreendedorismo à academia

A baixa sensibilização de cientistas e pesquisadores para as oportunidades no universo de empreendedorismo e startups é uma das barreiras que dificultam a transformação do conhecimento científico em inovação para a sociedade e para o mercado.

Eventos imersivos como o StartupTech oferecem uma porta de entrada para estudantes e pesquisadores na jornada empreendedora, capacitando sobre conceitos básicos de modelagem de negócio e despertando neles o potencial para inovar e tirar projetos do papel.

Alinhado ao propósito da patrocinadora Fundação Cargill, o Circuito Startuptech – Desafios da Alimentação, capacitou estudantes das cidades em que a Cargill atua, deixando um legado de conhecimento e a criação de soluções para o mercado de alimentos. Também as organizações de inovação locais foram capacitadas para replicar e usar à vontade a metodologia com mais estudantes e empreendedores.

 

Segredo do sucesso: uma metodologia feita sob medida e muitos mentores!

O StartupTech aplica um framework exclusivo de modelagem de negócios. Esse Canvas engloba as especificidades das soluções baseadas em ciência, geralmente desconsideradas no Business Model Canvas.

 

 

A Wylinka contou com o apoio de 60 organizações locais, incluindo universidades, incubadoras, agências de inovação, ligas empreendedoras, movimento EJ e SEBRAE. Ao final do projeto, as instituições receberam uma capacitação da Wylinka para replicar a metodologia. 

A jornada de 20h foi das 18h de sexta até as 18h de domingo. Durante a imersão, feita totalmente online devido à pandemia, os participantes assistiram lives com o time da Wylinka e foram acompanhados de perto por uma seleção de mentores das áreas de negócio e alimentação.  Ao todo, foram 63 mentores mobilizados. 

A interação online deu super certo: em Curitiba por exemplo, a startup vencedora montou um time de ouro com membros de outras equipes para seguir se capacitando em outros programas de empreendedorismo. Hoje, eles já estão vendendo seus produtos online. 

 

Veja alguns depoimentos dos participantes:

“Uma das melhores experiências da minha vida. Mudou muito minha forma de pensar. Como pesquisador e professor universitário, meu trabalho será bem diferente de agora em diante…” 

“Teoria objetiva, muita mão na massa, mentorias com pessoas extremamente qualificadas, enfim, crescimento exponencial em um só fim de semana! Muito bom mesmo!!”

 

Veja quem apoiou o StartupTech em cada uma das cidades do Circuito:

 

 

E se você ficou curioso sobre a metodologia e quer se aprofundar, lançamos um e-book com todos os detalhes! Baixe gratuitamente aqui.

Para levar o StartupTech para a sua instituição de ensino ou para a sua cidade, entre em contato com a gente, no e-mail [email protected].