Uma das melhores formas de colocar em prática os valores da Wylinka é por meio de projetos inspiradores, que despertam e realizam o propósito da organização, dos nossos colaboradores e dos nossos parceiros. Em 2018, tivemos o prazer de conduzir o Programa Educar para Transformar – 3ª Chamada Pública, do Instituto MRV, que desde 2016 apoia e desenvolve projetos sociais que apostam na educação para a construção de um futuro melhor. 

Nós já fizemos um case para contar como foi o Educar para Transformar em 2017. Sugerimos que você o leia também, para descobrir porque Wylinka e Instituto MRV deram um match perfeito!

O que é o Educar para Transformar?

Assim como construir uma casa, o futuro que queremos construir necessita de base sólidas. E, para promover a transformação social necessária para construir a sociedade que sonhamos, a MRV, maior construtora da América Latina, fundou em 2014 seu Instituto. Na base do instituto, o propósito de promover essas mudanças por meio de projetos de educação que estimulam o desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

O Educar para Transformar é um dos programas do Instituto MRV. O programa seleciona projetos que associam educação aos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômico. As propostas selecionadas recebem um aporte financeiro e suporte por meio de encontros virtuais e presenciais. Esse suporte busca desenvolver os projetos para que sejam capazes de gerar mais impacto no ambiente que estão inseridos.

Em 2018, nós seguimos com o plano: ampliar o impacto dos projetos atendidos por meio da inovação e do empreendedorismo. Para realiza-lo, além do aporte financeiro, foram conduzidas uma série de atendimentos individuais, que incluíram visitas e videoconferências, para que cada projeto pudesse se desenvolver de acordo com seus grandes desafios. 

A equipe da Wylinka trouxe uma série de ferramentas para que os projetos, com agilidade e foco no público atendido, pudessem encontrar novas soluções, melhorar seus processos e desenvolver novas fontes de parcerias. Uma novidade em 2018 foi o trabalho com a Teoria da Mudança, ferramenta chave para os Negócios de Impacto. Com ela, os projetos puderam alinhar o resultado das suas atividades com o seu grande sonho de mudança. Tudo isso potencializou o impacto gerado. 

Quer ver um pouco dos resultados que alcançamos com esse trabalho? A gente conta pra você a seguir, por meio da história de cada projeto.

Centro de Educação Para a Sustentabilidade

O Centro de Educação Para a Sustentabilidade (CES) é uma iniciativa do Engenheiros Sem Fronteiras, núcleo Rio das Ostras. Com a proposta de democratizar tecnologias e aproximar a comunidade de escolas públicas da ciência e da universidade, o Centro promove o acesso aberto a uma série de recursos como horta robotizada, horta vertical e biodigestor. Além do acesso às tecnologias, a comunidade recebe treinamentos para estimular novos hábitos sustentáveis e capacitações em práticas como a bioconstrução, reciclagem de plástico e compostagem.

Com a seleção no Educar Para Transformar, o Centro viabilizou a construção de sua sede por meio das técnicas de bioconstrução, a implantação de uma série de equipamentos e a realização de uma agenda de treinamentos e capacitações com a comunidade. Durante os encontros com a equipe da Wylinka, os membros do projeto desenvolveram técnicas de aproximação com a comunidade, garantindo metodologias eficientes de aprendizado e maior engajamento com as áreas temáticas do CES. A experiência acumulada junto à comunidade deu base também para a construção da Teoria da Mudança, permitindo que o projeto consiga gerir e demonstrar o seu impacto de forma eficiente.

Alguns dos resultados do projeto:

  • 351 pessoas beneficiadas diretamente (261 crianças + 70 professores da rede pública + 20 voluntários);
  • 993 pessoas impactadas indiretamente;
  • 4 escolas atendidas;
  • 2 instituições públicas de apoio à infância e juventude atendidas (Centro Integrado de Convivência; Centro de Referência em Assistência Social).

Fundação Eufraten

A Fundação Eufraten é uma OSC de Campinas que atua há cerca de 40 anos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com uma metodologia própria, a Fundação oferece atividades complementares no contraturno escolar com o objetivo de desenvolver os potenciais de cada educando. Com o lema “Educar-se educando com o autoconhecimento”, as atividades incluem meditação, yoga, dança, artes, esportes, informática e capacitações para o mercado de trabalho. 

Durante o Educar Para Transformar, a organização recebeu apoio para a implementação de novos cursos na área de educação ambiental e empreendedorismo para os jovens e suas famílias. Nossa agenda de capacitação buscou fomentar a abertura de novas frentes de parceria e a geração de valor para outros atores da comunidade, de forma a diversificar as fontes de receita da Fundação. Além disso, facilitamos a construção da Teoria da Mudança da organização, ponto fundamental para potencializar a gestão do impacto e profissionalizar a avaliação e demonstração desse resultado para a sociedade.

Alguns dos resultados do projeto:

  • 602 pessoas impactadas diretamente;
  • 40 jovens receberam a formação em empreendedorismo “Despertando Potenciais”;
  • 595 mudas plantadas na horta;
  • 30 mudas de árvores nativas plantadas;
  • 720 litros de resíduos compostados;
  • 01 viveiro para mudas.

Gaia + 

A Gaia + também é uma OSC que trabalha pela melhora da educação no país. Com sede em São Paulo e um braço em Piracicaba (com o Gaia + LAB), visam desenvolver o potencial de crianças e adolescentes por meio da difusão de valores como a Gratidão, a Gentileza e a Coragem. Uma das frentes desse trabalho é a Gaia + Educação, projeto que acontece em Piracicaba e atende crianças no contraturno escolar. As atividades oferecidas vão de práticas de meditação até o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio lógico, baseados nas técnicas da Psicologia Positiva. O trabalho do Gaia + Educação melhora o desempenho das crianças na escola, estimula a melhor integração com a sociedade e a difusão dos valores nas famílias.

Durante o Educar para Transformar, a Gaia + teve a oportunidade de desenvolver novas metodologias certificadas, que agregaram valor para as atividades do projeto e potencializaram o impacto na vida das crianças e suas famílias. Durante a nossa agenda de capacitação, a aplicação de técnicas do Design Thinking e de pesquisas qualitativas auxiliou a organização a estreitar o contato com os responsáveis pelos seus educandos. Em paralelo, a construção da Teoria da Mudança ajudou a melhorar a gestão do impacto do trabalho realizado junto às escolas públicas, por meio do programa Gaia + Valores, além de viabilizar a avaliação e demonstração mais precisa dos resultados gerados.

Alguns dos resultados do projeto:

  • 103 crianças e jovens atendidos;
  • 26% de queda nos níveis de problemas emocionais e depressão;
  • 23% de aumento no comportamento pró-social.

Vila em Progresso

O projeto Vila em Progresso é um cantinho aconchegante na comunidade de Vila Progresso, em São Paulo. O espaço físico fica aberto durante todo o dia para receber as crianças da comunidade fora do horário escolar. Além disso, nos fins de semana, acontecem eventos, palestras, oficinas e cursos, como aulas de inglês, informática e empreendedorismo para toda a comunidade. O objetivo do Vila em Progresso é ampliar os horizontes da comunidade e oferecer novas perspectivas para os seus moradores.

O Educar Para Transformar permitiu que o projeto investisse em estrutura e espaço físico para a realização das diversas atividades com a comunidade e desenvolvesse a programação de cursos e eventos. A agenda de capacitação com a Wylinka auxiliou o Vila em Progresso a montar a sua estrutura de gestão, buscar fontes de receita e construir uma rede de parcerias para viabilizar sua atuação em 2019 e ampliar os serviços oferecidos. 

Também foi muito marcante o trabalho de desenvolvimento das lideranças do projeto, que aumentaram o seu grau de protagonismo por meio da superação de diversos desafios ao longo da estruturação da sua operação. O projeto concluiu o Educar para Transformar com perspectivas de assumir a personalidade jurídica de OSC em 2019.

Alguns dos resultados do projeto:

  • 100 crianças e jovens atendidos;
  • 400 pessoas impactadas indiretamente;
  • 34 voluntários mobilizados;
  • 676 horas de atividades;
  • 19 tipos de atividades realizadas.

Muito legal né?! Nossa equipe ficou bastante realizada por auxiliar esses quatro projetos a levarem cada vez mais impacto às comunidades em que estão inseridos. O tema Impacto Socioambiental está cada dia mais presente no cenário do empreendedorismo e da inovação no Brasil. Se você quiser saber mais sobre esse tema, em 2018 nós também montamos um estudo aprofundado sobre Inovação no Ecossistema de Impacto. Ele pode ser baixado gratuitamente aqui.

E se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilha-lo com mais pessoas interessadas! 

Fique por dentro de outras das nossas atuações e ainda receba conteúdos de ponta sobre inovação e empreendedorismo assinando nossa news!