Prêmio Startups do Futuro incentiva a inovação no Brasil
Cento e três startups científicas paulistas foram apontadas como projetos promissores para 2023 devido ao alto potencial de crescimento e inovação. Elas foram vencedoras do Prêmio Startups do Futuro, uma iniciativa do Sebrae for Startups e da Wylinka.
A premiação teve o propósito de reconhecer e fomentar o trabalho de deep techs que têm a capacidade de promover um impacto global. O termo deep tech é usado para definir empresas tecnológicas que desenvolvem soluções inovadoras e disruptivas a partir do conhecimento científico.
O Prêmio Startups do Futuro realiza uma curadoria destas empresas localizadas no estado de São Paulo, identificando quais projetos geram resultados positivos para a sociedade e podem transformar a cadeia na qual estão inseridos.
Na lista das 103 premiadas estão negócios das áreas de agronegócio e energia; biotecnologia, economia circular, meio ambiente e sustentabilidade; finanças, governo, jurídico, recursos humanos e educação; indústria, construção civil e smart building; Inteligência Artificial; saúde e desenvolvimento social.
“O perfil dessas startups se diferencia por desenvolverem tecnologias profundas, com maior necessidade de tempo e recursos, e maior capacidade de disrupção”, explica a analista de projetos da Wylinka, Débora Zanoni do Prado.
Parceria com o Sebrae e a USP
Destacando a construção conjunta entre o Sebrae for Startups e a Wylinka, a coordenadora do prêmio Maria Augusta Miglino salienta o reconhecimento público do trabalho realizado pelas empresas vencedoras. “Esse mapeamento ressalta a importância da ciência e da tecnologia para gerar inovação no Brasil.”
Miglino explica que o trabalho foi fruto de parcerias. “Para a realização do estudo que selecionou as premiadas, liderado pela Débora Zanoni do Prado e a equipe da Wylinka, contamos com o apoio do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo (PGT-USP) e diversos parceiros do ecossistema de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e escritórios regionais do Sebrae de São Paulo.”
Reconhecimento é importante
A In Situ – Terapia Celular foi uma das vencedoras do Prêmio Startups do Futuro na categoria saúde e desenvolvimento social. A empresa usa a terapia celular como base para o desenvolvimento de produtos inovadores.
Nas redes sociais, a startup manifestou a satisfação com o reconhecimento. “Nos sentimos honradas por receber esse prêmio, que demonstra que todo rigor científico e dedicação empenhados no negócio estão nos aproximando da realização do nosso propósito genuíno: gerar valor e qualidade de vida através dos nossos produtos inovadores.”
Também na lista de premiadas estava a Quanticum, startup que tem um modelo híbrido entre o agritech, o greentech e o foodtech. Além de especializada no mapeamento e no manejo dos solos tropicais, a empresa trabalha com o uso de insumos, economia circular e comida saudável.
O diretor-executivo da Quanticum, Diego Siqueira, também falou sobre a importância do reconhecimento dado pelo Prêmio Startups do Futuro.
“Estarmos entre os projetos brasileiros de ciência e tecnologia selecionados com maior potencial para gerar impactos sociais e econômicos no futuro é motivo de grande alegria”, afirmou nas redes sociais. “Queremos ajudar a mostrar a força do setor de inovação científica e tecnológica, destacando as potências que temos hoje para ajudar em um futuro mais humano, inclusivo e equilibrado”, completou.
Mapeamento considerou 531 startups
Ao todo, 531 startups foram inscritas para participarem do prêmio. As etapas de seleção incluíram o enquadramento no perfil da premiação e nas categorias, o envio de informações adicionais e a análise de especialistas.
Na etapa final, 277 empresas receberam as análises feitas por dois avaliadores técnicos e dois avaliadores de negócios. Desta forma, foi possível chegar ao nome das 103 vencedoras e realizar o mapeamento sobre inovação e tecnologia no estado de São Paulo.
A lista completa com as startups premiadas e o mapeamento foram divulgados no dia 8 de dezembro, no Teatro Gazeta, na cidade de São Paulo e podem ser acessados aqui.