Os melhores livros para cada fase da jornada de um empreendedor!
Os melhores livros para cada fase da jornada de um empreendedor!
Recentemente terminamos o nosso incrível programa WYXP. Nele nós trazemos jovens do Brasil inteiro para passar por uma mega maratona de 2 meses morando em Belo Horizonte em capacitação nos temas da Wylinka: empreendedorismo tecnológico, inovação com base na ciência e desenvolvimento de ecossistemas e regiões. Os participantes tinham perfis totalmente diferentes e essa era uma das grandes riquezas do programa — oferecer não somente formação intelectual, mas também competências atitudinais como empatia, trabalho em equipe e resiliência. Um dos participantes é um jovem da UFRJ que tem desenvolvido tecnologias super legais em veículos autônomos submarinos e ficou realmente interessado em empreender. Essa semana ele pediu no Linkedin indicações de livros sobre empreendedorismo e o time de marketing da Wylinka resolveu responder com esse post 🙂
Dividimos o post em algumas etapas da jornada de um empreendedor, tentando seguir um pouco da trajetória que geralmente fala-se sobre startups: (i) motivação (ii) ideação e validação; (iii) crescimento; (iv) estruturação. Existem mil outras trajetórias e nós já recomendamos muitas delas nos nossos posts anteriores, então qualquer crítica é só mergulhar no nosso arquivo.
Etapa 1: Motivação
Nessa fase, o potencial empreendedor está descobrindo os caminhos e tentando entender melhor como foi a trajetória de quem já empreendeu. Ainda há algumas dúvidas sobre se aquilo é para ele mesmo e se é realmente possível esse negócio de montar empresa no Brasil. Para esse tópico nós separamos 5 livros:
- Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto: Escrito pelo pessoal da Endeavor, conta o caso de diversos empreendedores brasileiros, com relatos envolvendo os grandes nomes brasileiros (como Abílio Diniz, Jorge Gerdau, Pedro Passos e dezenas de outros) contanto suas próprias experiências. As histórias são fantásticas e mostram um Brasil que dá certo.
- Nada Easy: A história da Easy Taxi contada pelo seu fundador, Tallis Gomes. Nele o autor compartilha todo o processo de construção da empresa, validação e expansão para 35 países em 4 anos. Vale a pena por ser um relato brasileiro de startup de alto crescimento, o que ainda é raro no Brasil.
- Inovação na Raíz: Livro super ligado à Wylinka por termos feito parte de sua construção e seu autor, Gustavo Mamão ser um dos nossos conselheiros. É uma excelente recomendação para pesquisadores que estão pensando em empreender, pois traz o relato de um empreendedor que pegou uma pesquisa e transformou em um negócio tecnológico comprado por um grande grupo americano.
- Sonho Grande: O clássico do trio que construiu empresas gigantes brasileiras (Ambev e tantas outras). Uma aula sobre gestão e ousadia para todos os empreendedores do nosso país.
- Biografia do Elon Musk: O único caso estrangeiro dessa lista porque queremos realmente focar em histórias nacionais. É exceção porque o livro é incrível e uma aula sobre resiliência e determinação.
Etapa 2: Ideação e validação
Nessa etapa, o empreendedor já resolveu dar o salto de fé, mas ainda está tentando entender qual o melhor caminho a seguir. As ideias ainda parecem muito superficiais e as pessoas ainda acham um pouco esquisito tudo isso. Para cuidar melhor do processo de ideação e validação, recomendamos 4 livros clássicos no assunto:
- Startup Enxuta: Livro obrigatório para todo empreendedor, mesmo que não seja na área de tecnologia. A provocação de se possuir uma mentalidade enxuta focada em testar e melhorar com pequenos experimentos deveria ser regra em todos os lugares. Além disso, o autor traz ótimos casos de implementação — que vão de tecnologia a política pública.
- Design Thinking: Infelizmente o termo se tornou muito superficial e perdeu a força, mas o livro em si um conteúdo super forte desenvolvido em Stanford. É um tipo de livro que precisa ser lido por inteiro — e não resumido em um post de blog. Utilizamos bastante em diversas atividades, inclusive nos processos de criação dos nossos conteúdos 🙂
- De Zero a Um: Nesse livro o fundador do PayPal e grande investidor americano Peter Thiel apresenta diversos conselhos na hora de se pensar em uma empresa. Uma das coisas interessantes é que ele traz muitos conselhos contra-intuitivos que são importantes nos primeiros passos de ideação e criação da ideia.
- Roube como um artista: Leitura rápida, de um final de semana, que vai abrir sua mente sobre criatividade e construção de soluções inovadoras. Se você trabalha com inovação, precisa ler esse livro (é mais curto que uma reportagem da The New Yorker!).
Alguns outros livros também são tratados como importantes, tais como “Do sonho à realização em quatro passos” (tradução do 4 steps to the epiphany) e o “Business Model Generation”.
Etapa 3: Crescimento
Está com o negócio funcionando, tendo algumas vendas, mas não sabe o próximo passo para crescer mais, vender mais e posicionar sua marca? Separamos os seguintes livros:
- Receita Previsível: A bíblia de vendas das startups atualmente, agora em versão traduzida! Venda não é um passe de mágica ou somente para quem tem um dom, venda é muito mais uma questão de processo — e nesse livro os autores detalham profundamente como criar motores de venda certeiros. Deveria ser leitura básica para todo mundo que atua com comercial.
- Reinvente sua empresa: Infelizmente há muita bullshit no universo do empreendedorismo brasileiro — e esse livro é totalmente anti-bulshit. E por isso recomendamos. Outra leitura rápida que vai te fazer questionar muitos caminhos de crescimento adotados por novos negócios por aí.
- Nocaute: Quer saber como realmente atuar no meio do marketing digital? Leia esse livro. O autor, Gary Vaynerchuk, ficou famoso após alguns negócios de sucesso e pelo boom de suas redes sociais. Ele traz conteúdo de qualidade e fala muito sobre as grandes regras de conseguir impacto digital.
Como queremos manter a lista de livros em português, não vamos sugerir outros importantes como o Traction, Startup Growth Engines e Hacking Growth, mas vale uma olhada.
Etapa 4: Estruturação
Escalar, manter uma cultura saudável, captar investimentos e gerenciar pessoas torna-se um grande desafio quando se começa a ter dezenas ou centenas de funcionários. Aí começam a fazer sentido alguns livros clássicos em gestão, bem como outras biografias empresariais que trazem excelentes insights. Nesse tópico elegemos:
- Criatividade S.A.: O título pode parecer bobo, mas que leitura profunda! É uma biografia da Pixar escrito pelo seu fundador, Ed Catmull, com um compilado de aprendizados únicos que raramente se vê em um livro de gestão, especialmente no tópico de cultura. O mais interessante é que o autor tem background técnico e acadêmico, trazendo uma visão super cética sobre boas práticas de administração, tornando a leitura mais agradável ainda pela criticidade dos comentários e teorias.
- Empresas feitas para vencer: Outro com um título cruel, mas considerado como um dos melhores livros de administração das últimas décadas. O material é resultado de um longo estudo do autor, que já foi premiado como melhor professor de Stanford, sobre o que faz com que empresas sustentem uma posição saudável por décadas sem oscilar. Os insights são profundos e bem fundamentados, sendo uma leitura essencial para gestores. Do mesmo autor, há outros tão bons quanto, como o “vencedoras por opção”.
- O lado difícil das situações difíceis: Um dos livros do momento para empreendedores de tecnologia que estão escalando seus negócios, conta muito do backstage de uma startup em alto crescimento — com todas as dores e angústias associadas. O autor, Ben Horowitz, é famoso pela frase: “Quando era CEO de uma startup dormia como um bebê – acordava a cada 2h e chorava.”
- Como a Google Funciona: Excelente leitura sobre boas práticas de gestão e organização empresarial para um cenário de mudanças digitais. É um livro leve e com bons fundamentos sobre estruturas gerenciais do futuro, recomendamos.
Nessa linha, biografias de empresas e de gestores caem muito bem. Empresários como Jack Welch e Andrew Grove escreveram ótimos livros, assim como o consultor Peter Drucker é um dos autores preferidos da maior parte dos gestores.