Futuros Melhores

O que a CES2019 mostrou sobre as inovações que veremos no nosso futuro?

18/fevereiro/2019

O que a CES2019 mostrou sobre as inovações que veremos no nosso futuro?

Ano passado escrevemos o artigo O que a maior feira de tecnologia do mundo nos mostrou sobre o futuro?, sobre a feira Consumer Eletronic Show (CES), e ele teve um impacto super legal: além de atingir centenas de pessoas, o text foi utilizado em muitas salas de aula e palestras para debater as fronteiras de tecnologias que estavam surgindo em 2018. E agora, com a edição de 2019, resolvemos fazer uma nova imersão e mastigar as principais tendências para nossos leitores!

Lembrando que a nossa premissa não é ficar falando das tecnologias em si, mas refletir sobre o impacto delas e como elas demonstram tendências de mudança para o nosso dia a dia. É como um dos nossos gestores fala sobre um aprendizado que teve no MIT: “o grande inovador não é o que previu os carros, mas o que previu o trânsito”. Estão prontos? Então vamos lá!

Photo by JOHN TOWNER on Unsplash

Para quem não conhece, a CES é uma feira gigante, que envolve quase 5000 empresas e cerca de 200.000 participantes, então é quase impossível fazer uma cobertura completa da feira, apesar de o Steven Sinofsky sempre fazer coberturas bem completas com textos de 1h de leitura (deixaremos links no fim do texto). Muitos dos avanços apresentados são baseados em melhorias de features existentes, mas surpreendentes — como computadores mais potentes e televisões gigantes — , mas vamos nos concentrar em grandes tendências que marcaram o evento com mudanças interessantes.

Foto: Amazon

A explosão do e-commerce e o aperfeiçoamento das experiências de entrega

Glovo, Rappi, Amazon e tantas outras estão entrando em um espaço super interessante no Brasil e no mundo: novas maneiras de fazer entregas rápidas e sem muito atrito. Em cima disso, uma boa gama de empresas está se atentando para o contexto das entregas e desenvolvendo soluções que facilitam mais ainda esse processo. Alguns casos interessantes da CES2019:

  • Com a expansão do número de entregadores por meio das novas plataformas, algumas empresas começaram a pensar em como explorar esse novo mercado. Um excelente exemplo foi a Bosch, que está desenvolvendo módulos que melhoram tal experiência de mobilidade — sendo a “eco-bike” voltada para entregadores considerada como uma das grandes inovações da feira.
  • Há também os testes da Amazon voltados para liberação de portas que permitem a entrega de pedidos sem que o proprietário esteja em casa, e com issostands de empresas com fechaduras eletrônicas inundaram a edição de 2019 da feira. Destas, muitas tinham câmeras específicas apontando para a encomenda de modo a permitir a liberação. Para os que tem receio quanto às questões de segurança, a aposta da Amazon é que a automação volte-se aos pacotes sendo entregues nas garagens.
  • Seguindo essa linha, algumas empresas já apostam mais a frente, como a Segway e seu robô Loomo, que segue a linha do recém divulgado Amazon Scout.

Saúde e fitness tornando-se cada vez mais centrais no mundo tech

Um dos destaques para a CES2019 foi o aumento, em relação aos anos anteriores, de soluções voltadas para saúde, bem estar e para o público fitness. Desde as gigantes — como Samsung — investindo pesado nestas verticais até startups emergentes apostando em hardwares específicos, como a Tyto Care, que recebeu um aporte de 25 milhões de dólares no fim do ano passado para continuar seus avanços em telemedicina (tópico quente em terras brasilis). Alguns destaques:

Foto: FightCamp
  • Equipamentos para práticas em casa, como o “home studio boxing” da FightCamp, que, com uma série de sensores, consegue personalizar treinamentos para a evolução da prática esportiva. Na mesma linha, a Omron tem evoluído o seu robô que ensina e otimiza a aprendizagem das pessoas no tênis de mesa. Em outro caso, a NordicTrack VR Bike usa realidade virtual junto com uma bicicleta ergométrica para deixar a prática mais enriquecida. Essa é a continuidade, em alto nível, das soluções educacionais que vêm se utilizando de inteligência artificial para oferecer treinamento em casa sem a necessidade de instrutores — como é o caso do Simply Piano.
  • Na área de saúde, o destaque foi para a Samsung, que já atua no segmento com seu Samsung Medical Center, na Coreia do Sul, como uma grande aposta para seu P&D. Na CES 2019, a Samsung trouxe um “robô cuidador”, que pode acompanhar uma pessoa com necessidades pela casa — medindo sua pressão, frequência cardíaca, respiração, estado de sono, acompanhar o uso de medicamentos regulares, além de reconhecer casos de queda ou acidentes. Mas muito mais que um robô cuidador, a Samsung lançou uma plataforma de “bots”: além do citado acima, temos um que mapeia a qualidade do ar da casa e o purifica (BotAir) e um voltado para pedidos e entregas em restaurantes (Bot Retail). Complementarmente, a empresa apresentou um exoesqueleto voltado para suporte e reabilitação de portadores de deficiência. As apostas da companhia foram vistas como o futuro da saúde junto à robótica — e você pode se aprofundar aqui: “Samsung’s ‘Bots’ and exoskeleton hint at the future of care” da Engadget.
  • Os avanços do sensoreamento e miniaturização têm permitido cada vez mais soluções interessantes em saúde, e o caso de uma das soluções mais premiadas na feira: a D-Free (que significa Diaper Free,ou seja, livrar-se de fraldas), que utiliza um dispositivo ultrassom para monitorar o nível de líquidos na bexiga de pessoas com problemas de incontinência urinária — um problema que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Avanços que conseguem portabilizar o que antes era super robusto, como ultrassom, vão trazer novas fronteiras em saúde, e muitas delas você pode encontrar nessa excelente análise do pessoal da Medical Futurist.
  • Por fim, a Telemedicina! Com os recentes movimentos de regulamentação da telemedicina no Brasil, esse é um tópico quente para ser explorado. Uma das soluções mais interessantes na feira foi a TytoCare, um hardware composto por uma câmera e alguns aparatos médicos (como otoscópio e estetoscópio) que vai guiando os pais em uma análise simples das condições de seus filhos. Essa análise é filmada e enviada para uma rede de médicos que remotamente conseguem direcionar a família de maneira mais rápida e fluida quando comparada com os procedimentos hospitalares.
Foto: EveningStandard

Casas cada vez mais inteligentes (de novo!)

Um dos tópicos centrais de toda CES são os dispositivos para casas inteligentes, e esse ano não foi diferente. Alguns breves destaques:

Foto: Impossible Foods

Fechando com chave de ouro: a próxima disrupção será na alimentação

Os avanços na engenharia de alimentos, a robotização e a ascenção do mercado que consume produtos mais saudáveis, orgânicos ou vegetarianos foram uma grande força propulsora que fez com que a mais premiada das soluções da CES fosse nesta vertical. As principais inovações foram:

Inspirado para o futuro? Há muito o que transbordar da CES2019 para o Brasil, e estamos ansiosos para ver o que os nossos empreendedores e cientistas poderão fazer com tudo isso surgindo! E se quiser ficar atualizado de mais tecnologias legais, é só seguir a gente no Facebook e no Instagram! Além disso, você pode conhecer os projetos que fazemos por todo o país no desenvolvimento de tecnologias e novos negócios de fronteira, é só conferir no www.wylinka.org.br. Se ficou interessado em fazer algum projeto conosco, é só mandar um email para nossa chefe comercial, a Anna Bolívar (anna.bolivar@wylinka.org.br)!

Gostou? Compartilhe! Faz toda a diferença para nosso alcance =)

Autor: Artur Vilas Boas

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pular para o conteúdo