O que a CES2019 mostrou sobre as inovações que veremos no nosso futuro?
O que a CES2019 mostrou sobre as inovações que veremos no nosso futuro?
Ano passado escrevemos o artigo “O que a maior feira de tecnologia do mundo nos mostrou sobre o futuro?“, sobre a feira Consumer Eletronic Show (CES), e ele teve um impacto super legal: além de atingir centenas de pessoas, o text foi utilizado em muitas salas de aula e palestras para debater as fronteiras de tecnologias que estavam surgindo em 2018. E agora, com a edição de 2019, resolvemos fazer uma nova imersão e mastigar as principais tendências para nossos leitores!
Lembrando que a nossa premissa não é ficar falando das tecnologias em si, mas refletir sobre o impacto delas e como elas demonstram tendências de mudança para o nosso dia a dia. É como um dos nossos gestores fala sobre um aprendizado que teve no MIT: “o grande inovador não é o que previu os carros, mas o que previu o trânsito”. Estão prontos? Então vamos lá!
Para quem não conhece, a CES é uma feira gigante, que envolve quase 5000 empresas e cerca de 200.000 participantes, então é quase impossível fazer uma cobertura completa da feira, apesar de o Steven Sinofsky sempre fazer coberturas bem completas com textos de 1h de leitura (deixaremos links no fim do texto). Muitos dos avanços apresentados são baseados em melhorias de features existentes, mas surpreendentes — como computadores mais potentes e televisões gigantes — , mas vamos nos concentrar em grandes tendências que marcaram o evento com mudanças interessantes.
A explosão do e-commerce e o aperfeiçoamento das experiências de entrega
Glovo, Rappi, Amazon e tantas outras estão entrando em um espaço super interessante no Brasil e no mundo: novas maneiras de fazer entregas rápidas e sem muito atrito. Em cima disso, uma boa gama de empresas está se atentando para o contexto das entregas e desenvolvendo soluções que facilitam mais ainda esse processo. Alguns casos interessantes da CES2019:
- Com a expansão do número de entregadores por meio das novas plataformas, algumas empresas começaram a pensar em como explorar esse novo mercado. Um excelente exemplo foi a Bosch, que está desenvolvendo módulos que melhoram tal experiência de mobilidade — sendo a “eco-bike” voltada para entregadores considerada como uma das grandes inovações da feira.
- Há também os testes da Amazon voltados para liberação de portas que permitem a entrega de pedidos sem que o proprietário esteja em casa, e com issostands de empresas com fechaduras eletrônicas inundaram a edição de 2019 da feira. Destas, muitas tinham câmeras específicas apontando para a encomenda de modo a permitir a liberação. Para os que tem receio quanto às questões de segurança, a aposta da Amazon é que a automação volte-se aos pacotes sendo entregues nas garagens.
- Seguindo essa linha, algumas empresas já apostam mais a frente, como a Segway e seu robô Loomo, que segue a linha do recém divulgado Amazon Scout.
Saúde e fitness tornando-se cada vez mais centrais no mundo tech
Um dos destaques para a CES2019 foi o aumento, em relação aos anos anteriores, de soluções voltadas para saúde, bem estar e para o público fitness. Desde as gigantes — como Samsung — investindo pesado nestas verticais até startups emergentes apostando em hardwares específicos, como a Tyto Care, que recebeu um aporte de 25 milhões de dólares no fim do ano passado para continuar seus avanços em telemedicina (tópico quente em terras brasilis). Alguns destaques:
- Equipamentos para práticas em casa, como o “home studio boxing” da FightCamp, que, com uma série de sensores, consegue personalizar treinamentos para a evolução da prática esportiva. Na mesma linha, a Omron tem evoluído o seu robô que ensina e otimiza a aprendizagem das pessoas no tênis de mesa. Em outro caso, a NordicTrack VR Bike usa realidade virtual junto com uma bicicleta ergométrica para deixar a prática mais enriquecida. Essa é a continuidade, em alto nível, das soluções educacionais que vêm se utilizando de inteligência artificial para oferecer treinamento em casa sem a necessidade de instrutores — como é o caso do Simply Piano.
- Na área de saúde, o destaque foi para a Samsung, que já atua no segmento com seu Samsung Medical Center, na Coreia do Sul, como uma grande aposta para seu P&D. Na CES 2019, a Samsung trouxe um “robô cuidador”, que pode acompanhar uma pessoa com necessidades pela casa — medindo sua pressão, frequência cardíaca, respiração, estado de sono, acompanhar o uso de medicamentos regulares, além de reconhecer casos de queda ou acidentes. Mas muito mais que um robô cuidador, a Samsung lançou uma plataforma de “bots”: além do citado acima, temos um que mapeia a qualidade do ar da casa e o purifica (BotAir) e um voltado para pedidos e entregas em restaurantes (Bot Retail). Complementarmente, a empresa apresentou um exoesqueleto voltado para suporte e reabilitação de portadores de deficiência. As apostas da companhia foram vistas como o futuro da saúde junto à robótica — e você pode se aprofundar aqui: “Samsung’s ‘Bots’ and exoskeleton hint at the future of care” da Engadget.
- Os avanços do sensoreamento e miniaturização têm permitido cada vez mais soluções interessantes em saúde, e o caso de uma das soluções mais premiadas na feira: a D-Free (que significa Diaper Free,ou seja, livrar-se de fraldas), que utiliza um dispositivo ultrassom para monitorar o nível de líquidos na bexiga de pessoas com problemas de incontinência urinária — um problema que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Avanços que conseguem portabilizar o que antes era super robusto, como ultrassom, vão trazer novas fronteiras em saúde, e muitas delas você pode encontrar nessa excelente análise do pessoal da Medical Futurist.
- Por fim, a Telemedicina! Com os recentes movimentos de regulamentação da telemedicina no Brasil, esse é um tópico quente para ser explorado. Uma das soluções mais interessantes na feira foi a TytoCare, um hardware composto por uma câmera e alguns aparatos médicos (como otoscópio e estetoscópio) que vai guiando os pais em uma análise simples das condições de seus filhos. Essa análise é filmada e enviada para uma rede de médicos que remotamente conseguem direcionar a família de maneira mais rápida e fluida quando comparada com os procedimentos hospitalares.
Casas cada vez mais inteligentes (de novo!)
Um dos tópicos centrais de toda CES são os dispositivos para casas inteligentes, e esse ano não foi diferente. Alguns breves destaques:
- O futuro das casas será mais clean. Não só pela febre da Marie Kondo no Netflix (recomendamos!), mas também pelas tecnologias que estão surgindo. A primeira delas foi a Rollable TV da LG, uma TV com tela “enrolável” que se esconde em uma delicada caixa de som, tornando o ambiente muito mais agradável em termos visuais. Além disso, óculos de realidade aumentada demonstraram bastante avanço da CES2018 para a CES2019, como é o caso do Focals (North) — prometendo menor necessidade de muitos aparatos dentro de casa junto aos seus irmãos de realidade virtual.
- Em 2018 os ambientes inteligentes que receberam maior atenção foram sala, cozinha e quartos. Em 2019, atenderam uma área negligenciada: os banheiros. Para alguns casos, acerto, como diversos espelhos inteligentes e “beautytechs” surgindo com muita coisa bacana. Para outros casos, prêmios de mais esquisita solução, como uma privada inteligente que vem com caixas de som e integração com a Alexa (sendo o momento atual do debate da privacidade de dados o pior timing do mundo para esse tipo de solução).
Fechando com chave de ouro: a próxima disrupção será na alimentação
Os avanços na engenharia de alimentos, a robotização e a ascenção do mercado que consume produtos mais saudáveis, orgânicos ou vegetarianos foram uma grande força propulsora que fez com que a mais premiada das soluções da CES fosse nesta vertical. As principais inovações foram:
- Embora muitos achem o contrário, a proteína vegetal é tão completa quanto a da carne animal — e foi em cima disso que o pessoal da Impossible Foods apostou em seu Impossible Burger 2.0. Para atender aos maiores amantes da carne, a empresa desenvolveu uma “carne” feita de vegetais idêntica em sabor e forma à carne original, inclusive mantendo quantidades iguais de ferro e proteína. E graças a isso a empresa colecionou grande parte dos principais troféus distribuídos pelo evento, apontando um futuro em que, talvez, os impactos ambientais (entre outros) do consumo de carne seja minimizado.
- A robotização também se mostrou forte na área da alimentação, seja em escalas comerciais, como esse primeiro passo para a automatização de padarias via BreadBot, ou em escalas domésticas, como é o caso do Volta Mookkie, que também foi premiado por utilizar AI na automação da alimentação de animais domésticos.
- E para fechar o texto com ar de happy hour: HomeBrew! Essa é a solução da LG para os amantes de cerveja: uma máquina de chopp doméstica que utiliza cápsulas, como uma Nespresso! Segundo o presidente da área de dispositivos residenciais da LG, a HomeBrew é o resultado de anos de pesquisa em purificação de água e otimização domiciliar. E é por isso que a gente ama ciência! =D
Inspirado para o futuro? Há muito o que transbordar da CES2019 para o Brasil, e estamos ansiosos para ver o que os nossos empreendedores e cientistas poderão fazer com tudo isso surgindo! E se quiser ficar atualizado de mais tecnologias legais, é só seguir a gente no Facebook e no Instagram! Além disso, você pode conhecer os projetos que fazemos por todo o país no desenvolvimento de tecnologias e novos negócios de fronteira, é só conferir no www.wylinka.org.br. Se ficou interessado em fazer algum projeto conosco, é só mandar um email para nossa chefe comercial, a Anna Bolívar (anna.bolivar@wylinka.org.br)!
Gostou? Compartilhe! Faz toda a diferença para nosso alcance =)