Empreendedorismo na Universidade

5 motivos para um cientista participar de eventos de empreendedorismo

27/maio/2022

Mais do que desenvolver uma nova tecnologia passível de ser patenteada, os pesquisadores e pesquisadoras têm despertado, cada vez mais, para uma nova oportunidade: o empreendedorismo.

Fazer essa conexão entre Academia e Mercado é o que move a Wylinka e nos esforçamos continuamente para capacitar startups científicas para se conectarem, de forma eficiente, com grandes empresas. Acreditamos que, apesar de desafiadora, a jornada do empreendedorismo permite aos cientistas levarem – em alguns casos, até mais rapidamente – as tecnologias ao mercado. 

Porém, há certas habilidades que precisam ser desenvolvidas para que essa mudança de mindset ocorra e os eventos são essenciais nessa caminhada. Por isso, reunimos 5 motivos que mostram como os pesquisadores e pesquisadoras – assim como a ciência – podem se beneficiar com os eventos de empreendedorismo científico. Pega um café e vem com a gente!

#1 – Se atualizar!

Na verdade, participar de eventos já faz parte da rotina dos pesquisadores. Sabemos bem que palestras, seminários, conferências são essenciais para conhecer o que está acontecendo nas nossas áreas de pesquisa, bem como as tendências e projeções para o futuro. O mesmo acontece nos eventos de empreendedorismo, ao participar você fica por dentro do que está acontecendo no cenário nacional e internacional, além de poder experimentar novas tecnologias, participar de rodas de conversa, simuladores virtuais e outros tantos recursos que fazem o evento ser muito relevante para enxergar novas oportunidades para a sua pesquisa.

#2 – Desenvolver novas habilidades

Participar de eventos é sair do laboratório e da frente do computador para estourar sua bolha. O que te permite desenvolver habilidades antigas ou novas. Afinal, o melhor jeito de testar o nível de conhecimento que você adquiriu estudando é divulgá-lo, aproveitando o ambiente social para absorver o máximo de conhecimento de quem está perto!

Além disso, é possível desenvolver ou melhorar capacidades essenciais para empreender o seu conhecimento, como por exemplo a comunicação, assim como a habilidade de avaliar e explorar novas oportunidades de empreendimento ou negócio. 

#3 – Criar conexões

Talvez um dos primeiros objetivos que temos – ao pensar em participar de um evento – é o de criar conexões. Nos eventos de empreendedorismo científico essa também é uma parte muito importante, mesmo nos ambientes virtuais. Conhecer experts e influencers, podendo aprender com suas vivências, é tanto uma forma de se atualizar quanto uma possibilidade de aumentar a sua rede. 

Tão importante quanto conhecer profissionais de referência, nos quais você possa se inspirar, é conhecer gente como a gente. Networking é essencial para que você possa se movimentar, conhecer o mercado e criar oportunidades onde você nem imagina. 

Se você é mais tímido(a) e tem receio de participar de eventos, não se preocupe! Lembre-se: todo mundo está ali buscando o mesmo que você: conexão!

#4 – Adquirir experiências 

Claro que não será em um único evento que você se tornará expert em criar conversas, fazer parcerias ou criar conexões fortes. Os eventos são um momento para criar experiência, se colocar para jogo e aprender muito, tanto com os acertos quanto com os erros. 

#5 – Ciência e mercado combinam?

Por fim, mas não menos importante, ir a eventos de empreendedorismo científico te permite desmistificar a ideia de que ciência e mercado não combinam ou que um exclui o outro. Na verdade, o entendimento de que esse relacionamento – ciência e mercado – pode ser saudável, beneficia tanto a ciência básica, com descobertas e recursos, quanto a sociedade que passa a ter mais chances de se apropriar da inventividade acadêmica.

Expondo a sua tecnologia 

Que tal comprovar esses motivos você mesmo? O Showroom de Tecnologias do SciBiz 2022 é uma oportunidade para você, pesquisador e pesquisadora, de promover a sua tecnologia para empresas e investidores interessados em inovação. 

Na ocasião, você receberá orientações sobre o estado atual da sua tecnologia, sobre como melhorá-la, sobre como ela é ou pode ser absorvida pelo mercado e até mesmo receber ofertas de investimentos e parcerias.

Além disso, as 10 tecnologias que mais se destacarem no evento, ganharão o prêmio “Melhores Tecnologias SciBiz Wylinka” e receberão, de forma totalmente gratuita, acesso ao curso “Ciência na Ponta” da Wylinka. O curso, totalmente online, vai desde te ajudar a responder a pergunta: “como empreender na academia?” até como construir um MVP e um Pitch comunicando o seu negócio para empresas e investidores para fechar parcerias. Saiba mais aqui!

No Showroom de Tecnologias de 2022, poderão participar cientistas, pesquisadores e professores de todo o Brasil das mais diversas áreas de conhecimento,como ciências biológicas, ciências da natureza, ciências sociais, ciências de dados e ciências exatas.

AutoraTuany Alves (jornalista e analista de comunicação pela Wylinka)