Uma das atuações da Wylinka é trabalhar com jovens universitários que se interessam em desenvolver liderança ou até mesmo criar seu próprio negócio. Além do Startup Tech, nosso programa de empreendedorismo para universidades, nós sempre tivemos o desejo de termos um programa focado no desenvolvimento de futuros líderes, para se inserirem e se destacarem no ecossistema de empreendedorismo e inovação.

 

  • O que é o WYXP?

Daí surge o WyExperience! Em 2016 paramos para refletir que poderíamos trazer um programa inovador que levasse ao universitário uma diferente de formação de lideranças. Como o próprio nome sugere, o WYXP se traduz em um programa desenhado por nós para proporcionar uma experiência de imersão profunda em Ciência e Tecnologia para quem está acabando de sair da Faculdade.

O programa possui uma intensa carga de capacitações de desafios que trazem um pouco de como é a vivência dentro do ecossistema. Confira o que já demos de capacitação para os participantes:

 

  • Empreendedorismo
  • Inovação Tecnológica
  • Autoconhecimento
  • Impacto Social
  • Teoria da Mudança

 

Com isso conseguimos atender duas grandes necessidades que identificamos no jovem empreendedor: ter acesso ao como empreender no seu primeiro negócio (Startup Tech) e, junto a isso, o como ser um ator mais ativo dentro do ecossistema de inovação (WyExperience), o que faz a diferença não só para os que têm o próprio negócio, como também para os que têm o objetivo de desenvolver o ecossistema assim como a Wylinka.

Lembrando que um programa não é o oposto do outro. Muito pelo contrário! Na verdade, enxergamos duas necessidades dentro da nossa expertise e um universitário que consegue participar dos dois programas colhe o melhor dos dois mundos e com certeza fica apto para não só fazer parte do ecossistema de empreendedorismo e inovação na sua região como se destacar nele.

 

Basicamente a estrutura do WYXP é a seguinte:

  • Quem pode participar do programa?

O WyExperience é para futuros líderes universitários que estão em seu último ano de faculdade. Um grande diferencial para que o candidato participe do programa é ter um perfil empreendedor e mostrar que não tem medo de desafios.

 

  • Aprendendo com a gente, com o ecossistema e com eles mesmos

Além de ser imerso em um ambiente de cultura empreendedora proporcionado pela Wylinka, os participantes têm a oportunidade de visitar outros importantes atores do ecossistema de inovação. Nas duas primeiras rodadas os participantes já visitaram: Seed MG, Sympla, Rock Content, Fumsoft – Acelera MGTI, Fiocruz, Rádio 98Fm, Cemig foram alguns dos lugares por onde os Wyxp`s já passaram.

 

  • O primeiro desafio encaramos sozinhos!

Rodamos um primeiro programa inteiramente por nossa conta, com 6 jovens de diferentes lugares do Brasil (Belo Horizonte, Viçosa, Rio de Janeiro e Fortaleza). O primeiro WYXP, sendo um projeto menor, foi ótimo para podermos testar as nossas capacitações e foi um excelente primeiro passo para validar se o programa atendia a uma dor do jovem universitário. E nosso principal resultado com certeza foi plantar um sentimento mais empreendedor e passar bastante conteúdo para que os participantes aproveitassem ao máximo os 2 meses que tiveram com a gente aqui em BH. Além disso, na primeira edição do programa tivemos os seguintes resultados:

 

  • No segundo montamos um time de parceiros!

Dando sequência ao sucesso que tivemos na primeira edição do programa, em 2018 rodamos o segundo WYXP. Agora com um time de parceiros que foram importantíssimos para fazermos um programa ainda melhor. Agradecemos muito à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), 98 FM, CEMIG e Adrena Hostel.

E se no 1º WYXP tivemos números muito legais, nesse o resultado foi ainda melhor!

 

 

E confira o vídeo-case do programa, material muito bacana produzido pela Sedectes!

 

  • Já estamos planejando 2019!

Estamos desenhando a nossa terceira edição do programa, que certamente irá impactar mais jovens universitários para serem futuros líderes no ecossistema de empreendedorismo e inovação.

Se você se interessar em nos apoiar, entrando para o time de patrocinadores do programa, é só entrar em contato com a gente pelo email [email protected]. Quer inventar o futuro dos jovens universitários junto com a gente?

Fique por dentro de outras das nossas atuações e ainda receba conteúdos de ponta sobre inovação e empreendedorismo assinando nossa news!