Entendemos que a inovação e o empreendedorismo são elementos-chave para qualquer sociedade. E vimos a oportunidade de levar tecnologia a um setor bastante relevante para a sociedade, o varejo. E a CDL-BH apostou nesse sonho junto com a gente e desenhamos um projeto ambicioso. O Programa Varejo Inteligente.

 

O que é o Varejo Inteligente?

Programa Varejo Inteligente foi uma realização da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), com o apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e executado por nós da Wylinka.

O objetivo do programa é de promover soluções inteligentes para os principais desafios das empresas varejistas, por meio do desenvolvimento de startups e da articulação entre elas, as empresas do varejo e o ecossistema de empreendedorismo e inovação de BH. Até agora foram realizadas duas edições (2016 e 2017).

 

Para quem é destinado?

O programa possui dois públicos principais, o empreendedor e o empresário do varejo.

Para os empreendedores e suas startups, oferecemos a possibilidade de validar e amadurecer o negócio facilitando sua interação com o mercado. Com isto, permitimos aos empreendedores um entendimento mais profundo de todas as dores de seus potenciais clientes. A partir disso, durante o programa, foram realizadas mentorias, treinamentos e momentos de troca de experiência entre os participantes, especialistas do varejo e empreendedores do ecossistema de inovação.

Para os empresários do varejo, o nome do programa já diz tudo. Oferecemos a oportunidade do contato com produtos e soluções inovadoras com o objetivo de os diferenciar de seus concorrentes ou se tornar mais competitivo dentro do mercado a qual estavam inseridos. Além disso, os empresários também têm acesso a especialistas da área de gestão que auxiliam o desenvolvimento dos negócios.

E em 2017, o programa cresceu em proporção e avançou na estrutura, selecionando 20 startups das 65 inscritas, para 10 semanas intensas de pré-aceleração. As 5 melhores startups dessa primeira fase seguiram para a fase de incubação, recebendo o acompanhamento periódico da equipe e mentorias específicas para crescimento do negócio, além de uma premiação de R$10.000,00 para cada uma das selecionadas.

Quer ficar um pouco mais por dentro de como foi participar do programa? O Eduardo Sampaio, empreendedor mineiro, participou com a startup Retrix e contou um pouquinho da sua experiência. Clique aqui para conferir!

Quer conhecer mais sobre o Varejo Inteligente? Nós também fizemos um vídeo ao fim da primeira edição.

Clique aqui para assistir o vìdeo.

E confira as startups que participaram do programa (2016 e 2017).

Agora em 2018, estamos rodando a terceira edição do programa, e temos até agora:

  • 20 startups participantes;
  • 16h de difusão de conhecimento entre reuniões coletivas com startups, meetups com o ecossistema e cursos de capacitação para os varejistas;
  • 12 convidados participando dos momentos de difusão (palestrantes)
  • + de 130 varejistas envolvidos nos cursos de capacitação

Conheça também nosso projeto BloomBTech, que teve como objetivo o direcionamento estratégico de empresas das Incubadoras de Minas Gerais.

Quer ficar por dentro de outras das nossas atuações e ainda receber conteúdos de ponta sobre inovação e empreendedorismo? Assine nossa news!

 

 

Empresas Envolvidas

Depoimentos

“Muito conteúdo de qualidade para as startups envolvidas. Como o programa selecionou startups em fases distintas (desde uma idéia como a Retrix, até empresas que já estão no mercado), o crescimento e o compartilhamento de informações foi bastante rico. Empreendedores maduros e comprometidos conseguiram agregar e ajudar uns aos outros.”

Eduardo Sampaio - Retrix