Um dos desafios mais apontados pelos centros de pesquisa e ensino na busca por mais inovação e empreendedorismo é a capacitação dos profissionais de NITs e agentes de inovação em geral. E um dos temas mais relevantes é prospecção tecnológica.

Os Núcleos de Inovação Tecnológica têm a complexa missão de ser a porta da universidade para o mundo através da gestão dos ativos de propriedade intelectual, da transferência de diferentes tipos de tecnologias para os mais diversos setores, do incentivo à cultura de inovação, entre outros. Facilmente, podemos notar que se trata de um trabalho não usual, que requer a rápida adaptação aos diferentes contextos, culturas e linguagens – trabalhando sempre na fronteira do conhecimento.

Além do desafio em si de ter os profissionais necessários para executar esse trabalho, capacitá-los e muní-los das melhores ferramentas é essencial para o sucesso desse importante agente do mundo da inovação tecnológica. No nosso cenário atual de escassez e cortes, é ainda mais desafiador para o NIT mobilizar recursos financeiros para capacitação.

Uma das iniciativas que busca gerar mão-de-obra qualificada e empoderar os profissionais de inovação é o PROFNIT, mestrado profissional criado pelo FORTEC e aplicado em diferentes regionais no Brasil com o foco de capacitar os agentes de inovação.

Foi nesse contexto que a UNB (através do seu NIT, o CDT), alunos do PROFNIT, professores, pesquisadores e outros agentes de inovação se aliaram à Wylinka para a realização de um treinamento prático em prospecção e inteligência tecnológica.

Com o objetivo de gerar competências de Prospecção Tecnológica e Inteligência Tecnológica nos participantes, o treinamento contou com uma contextualização sobre inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de tecnologia. Além disso, foram transmitidos os principais conceitos, ferramentas e métodos de prospecção tecnológica. Complementando o aprendizado, os participantes tiveram contato com temáticas como estudos de Mercado, fontes de dados para análise (bancos de patentes, concorrentes, similares, artigos,fontes pagas e gratuitas), geração de gráficos e análises de monitoramento, e boas práticas em Prospecção Tecnológica.

Todo treinamento da Wylinka possui exercícios práticos para incorporação do aprendizado e, para esse, criamos um desafio onde os participantes foram divididos em grupos. Cada grupo fez uma prospecção tecnológica, alguns sob o ponto de vista da pesquisa, outros sob o ponto de vista do negócio. Dessa forma, todos os participante fizeram na prática uma prospecção e conseguiram testar os aprendizados, além de perceberem diferentes visões do mesmo processo.

Gostou do nosso projeto? Queremos contribuir com o seu NIT também! Você pode solicitar um treinamento com a gente aqui.

Já pensou em desenvolver a gestão da inovação no seu NIT? Conheça nossa atuação com gestão da inovação nesse projeto que realizamos com a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia (Rede NAMOR)

Rede Namor: Capacitação dos gestores de NITs em gestão da inovação

Empresas Envolvidas