2.logo_ett

“Precisamos nos preparar para otimizar a geração de negócios e transferência de tecnologias a partir das proteções de propriedade intelectual feitas pela PUC  – Equipe ETT ”

O desafio de preparar a equipe para a geração de negócios a partir das proteções de propriedade intelectual motivou a criação do Treinamento “Hands On” em Estratégias Transferência de Tecnologias, preparado para a equipe do NIT da PUC-RS. Chamado Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT), o NIT existe desde 2005 com o objetivo de promover a aplicação prática dos resultados da pesquisa universitária para o benefício público, através do licenciamento de ativos intangíveis e outras formas de transferência de tecnologia.

 

No primeiro dia do treinamento, fizemos discussões sobre a Estratégia do NIT e o seu papel no Ambiente de Inovação da PUC. A partir do entendimento do papel central do ETT na estratégia de geração de valor da universidade, alternamos momentos de exposição de conteúdo e atividades práticas sobre tecnologias reais desenvolvidas pelos pesquisadores da PUC. Esse foi um dos diferenciais do treinamento – após conhecer conceitos e processos, a equipe aplicou os conhecimentos através de entrevistas com pesquisadores, análises, discussões, busca de informações sobre o mercado e geração de descritivos e estratégias para cada uma das tecnologias. As estratégias definidas variavam desde a abordagem imediata a empresas, até modelos alternativos como parcerias de pesquisa com grupos na própria universidade – pois o estágio embrionário da tecnologia seria um limitante para despertar interesse em empresas.

“Os conhecimentos adquiridos durante a semana serão de grande valia para as atividades do escritório” relatou uma participante da equipe do ETT.

Seguindo o processo de Transferência de Tecnologias, a equipe do ETT participou de negociações, trabalhos de valoração e definição de parâmetros para a realização de parcerias de sucesso com o setor produtivo. Foi utilizada a metodologia COOPERA, que permite uma visão integrada dos diferentes aspectos chave a serem considerados no momento de abordar um parceiro para transferência ou desenvolvimento. Como resultado, além da definição de estratégias reais e de embasamento para abordar o setor produtivo, foi feito um Workshop interno para discussão do Treinamento e da importância do trabalho sinérgico entre as diferentes áreas da PUC para o processo de Transferência.

Depoimentos

O treinamento realizado com a Wylinka foi muito importante para a capacitação das equipes do ETT e da Diretoria de Inovação da PUCRS, na medida em que possibilitou a aplicação prática de ferramentas de avaliação e comercialização em casos concretos constantes do portfolio de tecnologias disponíveis para licenciamento. A atividade “hands-on” desenvolvida pela Wylinka é um meio muito eficaz para treinar profissionais da área, por propiciar o desenvolvimento passo a passo e na prática da atividade de comercialização de tecnologia.

Elizabeth Ritter – Diretora do ETT / PUCRS