A Wylinka tem na sua essência a promoção da inovação tecnológica por meio do suporte à transferência de tecnologia a fim de fomentar o desenvolvimento de ecossistema de inovação. Junto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com atuação pautada em produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias que contribuam para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, realizamos ao longo dos anos de 2016 e 2017 um projeto de avaliação do potencial de inovação e promoção de tecnologias para transferência para o mercado.

Com tanta sinergia, é claro que essa parceria daria muito certo!

 

Como fizemos?

Iniciamos nossa jornada com um treinamento de 3 dias para 50 pessoas da Rede Gestec-NIT, profissionais responsáveis pela gestão da inovação na instituição, a fim de capacitá-los em ferramentas e metodologias de avaliação de tecnologias e sensibilizar as equipes sobre os próximos passos que seriam dados. Esta capacitação abordou:

  • Avaliação e análise dos pontos críticos da tecnologia para sua chegada ao mercado (utilizando a metodologia Diligência da Inovação);
  • Definição da estratégia de transferência de tecnologias para geração da inovação e identificação de potenciais parceiros;
  • Criação de materiais comerciais e técnicos para abordagem ao mercado, promoção e transferência de tecnologias;
  • Técnicas de valoração e negociação de tecnologias.

A partir daí, iniciamos um trabalho conjunto com a equipe treinada – uma estratégia mão-na-massa que sempre utilizamos nos nossos projetos que visam a geração de competências. A segunda etapa, consistiu em selecionar tecnologias da Fundação Oswaldo Cruz para avaliação e promoção, sendo que a partir de 60 indicações dos NITs em conjunto com a equipe da GESTEC, tivemos 20 selecionadas para a próxima etapa. A Wylinka, apoiou na proposição do conjunto de critérios para avaliação a fim de assegurar a qualidade do ranking gerado.

 

A terceira etapa consistiu em aplicar a metodologia de Diligência da Inovação para avaliar o potencial técnico e de mercado das 20 tecnologias selecionadas. Na Diligência são levantadas e avaliadas questões chave da tecnologia relacionadas à sua viabilidade técnica e de mercado, como:

  • Caracterização da tecnologia;
  • Prova de conceito;
  • Estudo de mercado;
  • Conclusões e recomendações para transferência.

 

Por fim, na quarta etapa, apoiamos na prospecção e interação com organizações potenciais interessadas em parcerias tecnológicas para transferência a fim cumprir nosso propósito de conexão entre ciência e mercado.

 

Os resultados alcançados ao final de quase 2 anos de projeto foram:

Fiocruz-IAM: Vacina de DNA contra Febre Amarela

Quer ficar por dentro de outras das nossas atuações e ainda receber conteúdos de ponta sobre inovação e empreendedorismo? Assine nossa news!

Empresas Envolvidas

Depoimentos

A atuação da Wylinka com os NIT’s permitiu que conhecêssemos os projetos entre as unidades e conseguíssemos uma articulação melhor entre os NIT’s e pesquisadores. A metodologia trouxe vários elementos novos à rotina do NIT IBMP e acelerou processos de aprendizagem sobre a gestão da inovação, negociação de tecnologias e divulgação de projetos.”

Ariane Côrtes, analista do NIT IBMP