O SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development é um programa de apoio a empreendedores e tem como intuito fortalecer, incentivar e promover até 40 startups brasileiras e estrangeiras que possam desenvolver projetos de base tecnológica em Minas Gerais. O programa faz parte do Minas Digital, uma série de iniciativas governamentais, parcerias e rede de networking que buscam impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores e fortalecer a cultura empreendedora no Estado.

Na terceira rodada do programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SEDECTES, o SEED contou com o apoio da Wylinka para o planejamento e execução de três principais frentes de ação: (I) o acolhimento dos empreendedores, (II) a realização de eventos e (III) a difusão do conhecimento e cultura empreendedora por todo o Estado de Minas Gerais.

 

Nos primeiros meses do programa a Wylinka foi fundamental para a ambientação dos empreendedores. O principal foco de atuação era garantir que os empreendedores se sentissem acolhidos e apoiados antes e durante a estadia em Belo Horizonte.

Com o auxílio da Wylinka, o SEED se transformou em um grande espaço para discussão de temas ligados ao empreendedorismo e inovação. Foram um total de 10 eventos realizados com o objetivo de potencializar a interação, as redes e a transferência de conhecimentos e habilidades entre empreendedores apoiados pelo SEED e o ecossistema local de startups.

Através dos eventos realizados pela Wylinka, os empreendedores do programa tiveram a oportunidade de conhecer as histórias de duas grandes startups de sucesso presentes no Brasil, Uber e OLX. Aberto ao público, o evento “What’s the story” aconteceu no Café 104, um espaço descontraído e ideal para networking e contou com a presença de mais de 180 pessoas.

Durante os seis meses do programa a Wylinka atuou diretamente na viabilização de mais de 80 atividades de difusão,  disseminando conhecimentos, habilidades e experiências obtidas pelos empreendedores às universidades, escolas e instituições. Estudantes da UNA, Newton Paiva, PUC Minas e tantas outras instituições de ensino vieram conhecer o espaço e participarão de palestras ministradas pelos próprios empreendedores.

Foram mais de 20 mil pessoas impactadas com o programa em 16 macroregiões do Estado de Minas Gerais.

Empresas Envolvidas