adesivo_institucional_c10_curva

O Núcleo de Inovação Tecnológica NIT-Rio é um arranjo de núcleos de inovação tecnológica – NITs do Estado do Rio de Janeiro, vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O NITRio é o responsável pela transferência de novas tecnologias para o mercado, representando 7 instituições de pesquisas: CBPF, CETEM, IMPA, INT, MAST, LNCC e ON.

Em 2014, em parceria com a Wylinka, foi realizado o projeto de transferência tecnológica, envolvendo 7 novas tecnologias do NITRio, desenvolvidas em suas unidades de pesquisa. O objetivo desse projeto foi promover as tecnologias no mercado, por meio do mapeamento, avaliação e abordagem de diversas empresas com potencial interesse na sua produção e comercialização.NITROGRANDE

O projeto foi realizado a partir de duas grandes etapas. Na primeira delas, para cada uma das tecnologias abordadas foi realizado o mapeamento do mercado-alvo e as respectivas empresas de referência. Na segunda etapa, estas empresas mapeadas foram priorizadas, de acordo com critérios que avaliaram aquelas mais adequadas e com maior interesse nas novas tecnologias. As empresas foram então abordadas diretamente pela equipe da Wylinka para apresentar, promover e identificar o interesse delas em estabelecer o processo de negociação e transferências para o mercado das tecnologias desenvolvidas pelo arranjo NITRio.
O resultado do projeto proporcionou uma maior aproximação e interação das equipes de pesquisadores com os gestores e profissionais do setor privado. Isso permitiu o surgimento de importantes informações para a adaptação das tecnologias com os interesses do mercado e, a criação de relacionamentos, que bem conduzidos, resultarão na consolidação de projetos de P&D em parceria com a iniciativa privada e o licenciamento das tecnologias.

Depoimentos

Esse projeto é um dos sucessos recentes de transferência do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido nas Unidades de Pesquisa do MCTI no Rio de Janeiro para a sociedade.  É o resultado dos esforços continuados do NIT-Rio de fortalecer o relacionamento desses centros de excelência com o setor produtivo no processo de inovação.

Marcelo Albuquerque - coordenador do Núcleo de Inovação NIT-Rio