O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa  (Centev) é responsável pela incubadora de empresas de base tecnológica da região. Em parceria com a Wylinka foi realizado o projeto com o objetivo de fortalecer o posicionamento estratégico das empresas, por meio da análise interna das suas competências técnicas e de gestão, do melhor entendimento dos seus potenciais mercados, além da definição de diretrizes que norteiam todas as inciativas e ações a serem executadas para o desenvolvimento futuro dos negócios.


Para a realização desse projeto foram aplicadas metodologias específicas na execução de cada uma das etapas planejadas. Ao todo o projeto consistiu em 4 principais etapas.Na primeira etapa foi realizado o diagnóstico das empresas incubadas considerando 6 grandes aspectos do negócios: mercado, gestão, equipe, produtos, empreendedorismo e comercial/marketing. O objetivo foi identificar quais os pontos críticos a empresa deve focar esforços para proporcionar a evolução do negócio.


Na segunda etapa cada empresa teve acesso ao estudo do seu mercado-alvo, podendo se munir de melhores informações para criar suas estratégias. Para o estudo de mercado aplicou-se a metodologia Diligência da Inovação® customizada para responder as questões que ainda não estavam evidentes para a equipe das empresas.

”O grande diferencial que percebemos no projeto foi o diagnóstico aplicado. Tratamos de questões bastante específicas da nossa empresa e um fator que se destacou foi a troca de experiências durantes as reuniões.”

Nas últimas etapas do projeto, a partir de reuniões e discussões internas foi possível definir o plano de ação, com base em importantes informações evidenciadas nas etapas anteriores. Como resultado de todo esse processo, cada empresa conseguiu obter uma visão melhor direcionada e consolidada sobre as estratégias mais adequadas para fortalecer seus posicionamentos de mercado, suas operações e a comercialização dos seus produtos e serviços. Há empresas que repensaram completamente o seu modelo de negócio, outras conseguiram atingir uma visão mais unificada da visão de futuro do negócio e compartilhada entre toda a equipe e há empresa com novos direcionamentos que proporcionarão maior assertividade nas iniciativas comerciais.

Empresas Envolvidas

Depoimentos

Para as empresas do Centev um dos pontos de destaque do projeto foi a opinião de uma visão externa. Os empreendedores absorvem de forma mais eficaz as orientações e tomam as decisões mais rápidas para o desenvolvimento do negócio. O diagnóstico realizado também foi bastante assertivo, identificando os pontos críticos específicos de cada empresa, contribuindo assim, para a criação de um plano de ações focado e efetivo.

- Natália – Coordenadora do Centev

“O grande diferencial que percebemos no projeto foi o diagnóstico aplicado. Tratamos de questões bastante específicas da nossa empresa e um fator que se destacou foi a troca de experiências durantes as reuniões. Resolver as questões internas da gestão parece algo simples, mas ter inspiração por meio de cases e provocações externas nos ajudou a repensar o posicionamento da Centroinova. Sinto o clima da empresa diferente agora.”

- Rafael – Empreendedor da Empresa Centroinova