O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) é uma das unidades de pesquisa ligadas ao Arranjo NITRio, que se trata de um arranjo de NITs ( Núcleo de Inovação Tecnológica) do Rio de Janeiro vinculados diretamente ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). Com o objetivo de prospectar e fortalecer novas iniciativas de negócios tecnológicos dentro da instituição, a coordenação do LNCC juntamente com a Wylinka identificaram na empresa nascente DBS2, do Laboratório “Extreme Data Laboratory” (DEXL), características de elevada capacidade de inovação, perfil empreendedor e uma proposta de negócio promissora para inserção no mercado com sucesso como a empresa de base tecnológica DBS2. Para suportar o nascimento da DBS2 e tornar mais robusta a sua proposta de negócio o projeto consistiu em 3 principais fases.

”“O projeto contribuiu bastante para que a equipe da DBS2 conseguisse obter uma melhor visão do negócio, da estratégia e sobre como comercializar os seus serviços.”

Na primeira fase do projeto, de prospecção, identificou-se o potencial de inovação da DBS2 que propõe atuação no mercado de análise de grandes volumes de dados, também conhecido como análise de Big Data. São diversas as aplicações e setores que demandam esse tipo de serviços tais como: mercado financeiro, sistemas de recomendações na web, previsão meteorológica, dentre outros. Por meio da análise de grandes volumes de dados é possível extrair informações estratégicas e de grande importância para os procedimentos de tomada de decisão. Nas etapas seguintes do projeto a equipe DBS2 teve suporte para modelar e sistematizar a proposta de negócio, tornando mais evidente os seus diferenciais e os respectivos mercados-alvo. Com essas informações foi possível obter direcionamentos para realizar a avaliação posterior do mercado, de forma aprofundada e nortear de forma mais adequada a estratégia da empresa.

Como resultado, a DBS2 foi aprovada no processo seletivo da incubadora do LNCC e já estabeleceu acordos com clientes, como por exemplo, a prefeitura do Rio de Janeiro, que irão utilizar os serviços oferecidos pela empresa. Além disso, a DBS2 participou da competição “Programa Acelera Startup” da FIESP, sendo uma das empresas selecionadas e elogiada pela proposta de negócio consistente e focada.

Depoimentos

O projeto contribuiu bastante para que a equipe da DBS2 conseguisse obter uma melhor visão do negócio, da estratégia e sobre como comercializar os seus serviços. Eles anteriormente tinham pouca experiência nesse tipo de tema e com o projeto começaram a focar mais nisso. Além disso, para o LNCC foi importante porque foi um projeto que nasceu dentro dos laboratórios da instituição.

Flávio Toledo – Gerente da Incubadora do LNCC

As intervenções da Wylinka foram essenciais para que abrir a nossa mente. Por formação temos uma visão muito mais científica e as provocações realizadas durante o projeto nos despertou para pensar no modelo de negócio e o desenvolvimento da parte comercial. Isso mudou completamente o rumo da DBS2, e o negócio que antes tinha perspectiva de crescer mais lentamente, hoje se desenvolveu muito mais rapidamente. Nós participamos de uma competição da FIESP, chamada Acelera Startup e nossa proposta de negócio foi bastante elogiada por estar bem mais focada e consistente. Estamos terminando o primeiro produto para entregar ao cliente e nossa expectativa é ampliar ainda mais os serviços da empresa no futuro.

Frederico Corrêa - Empresa DBS2