Habitat

As incubadoras de empresas de base tecnológica são um importante agente do ambiente de inovação e empreendedorismo brasileiro. Com a missão de apoiar o desenvolvimento de novos negócios, oferecendo infraestrutura, capacitação, rede de relacionamentos e outros valores, essas organizações são essenciais para vários negócios que possivelmente não teriam saído do papel se não fosse pelo apoio dado pelas incubadoras.

Nesse contexto, a incubadora Habitat é um caso de sucesso. Há 17 anos com o propósito de “apoio à criação e desenvolvimento de projetos e empresas de base tecnológica nas áreas de ciências da vida”, a Habitat já apoiou mais de 50 empresas, sendo 27 graduadas, que geram mais de R$ 700 milhões em faturamento no mercado.

“(…)junto com a Wylinka, estamos construindo métricas-chave e milestones aplicados à realidade das startups a fim de gerar indicadores de desempenho e de aprendizado”                                                       Rafael Silva – Gerente da Habitat

Esse evidente sucesso é fruto da dedicação da equipe de gestão da incubadora, que enfrenta, como grande parte das incubadoras do país, uma série de desafios. Escassez de recursos, falta de previsibilidade de editais, rotatividade de agentes de incubação e falta de apoio institucional são alguns dos desafios frequentemente citados pelas incubadoras.

Para buscar ampliar seus sucessos e resultados, a Incubadora Habitat contratou a Wylinka para discutir o desafio de monitorar, avaliar e mensurar os resultados de evolução das suas empresas incubadas. O objetivo do projeto foi a estruturação de uma metodologia e ferramenta que auxilie na tomada de decisão da equipe de gestão em relação a evolução dos empreendimentos em todas as fases do processo de incubação.

A partir de reuniões para diagnosticar as práticas-chave atuais da incubadora, conhecer as ferramentas já utilizadas e identificar os principais gaps do processo atual, a Wylinka criou uma ferramenta, chamada de Painel de Controle, que permitirá à Habitat:

  • Dar clareza às fases do seu processo de incubação, com características detalhadas em todos os eixos de atuação da incubadora;
  • Comunicar aos empreendedores essas fases, expectativas de desenvolvimento e motivar a colaboração;
  • Acompanhar resultados das ações de incubação no diferentes eixos;
  • Ter critérios para recomendar eventuais mudanças no processo de apoio a empreendimentos.

metodologia habitat

Além do Painel de controle, foram feitas recomendações em relação aos diferentes momentos e canais de interação entre a equipe de gestão da incubadora e os empreendimentos – o dia-a-dia do processo de incubação –, de forma a trazer elementos motivacionais, de colaboração, networking e visibilidade, características cada vez mais desejadas nos processos de incubação e que poderão aumentar a dinâmica e a atratividade da incubadora.

Depoimentos

A Incubadora HABITAT está evoluindo o seu programa com foco na construção de ferramentas que apoiem o planejamento e o monitoramento das empresas incubadas. Para isso, junto com a Wylinka, estamos construindo métricas-chave e milestones aplicados à realidade das startups a fim de gerar indicadores de desempenho e de aprendizado.

Rafael Silva - Gerente da Incubadora

O objetivo de construir um painel de controle vem de uma necessidade básica da administração. Não se pode gerenciar o que não se pode medir. Dessa forma, buscamos construir em conjunto com a Wylinka uma metodologia e ferramenta para monitorar, avaliar e mensurar a evolução das empresas incubadas, a fim de garantir ainda melhores resultados para o programa de incubação da Habitat.

João Meira Aguiar - Analista de Empreendimento