A Associação Wylinka nasceu com a missão de desenvolver ecossistemas por meio da inovação e empreendedorismo e desde então desenvolve projetos alinhados a este propósito. No entanto, em nossos planejamentos estratégicos e discussões internas
sempre víamos o desafio de ampliar nosso impacto nos aproximando de agências governamentais e os apoiando na criação de políticas públicas efetivas para a inovação, criando assim um ambiente fértil para o desenvolvimento de novos negócios tecnológicos e ações empreendedoras que possam gerar benefícios para a sociedade.

Confirmando o dito popular de que a oportunidade só aparece para aqueles que se preparam para ela, fomos selecionados como os parceiros locais de um programa justamente com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de políticas para a inovação, o Global Innovation Policy Accelerator (GIPA).

 

O que é o programa?

Já executado em 11 países ao redor do globo, o GIPA é implementado por uma das principais instituições no mundo que trabalham com inovação, o NESTA (National Endowment for Science Technology and Arts), e financiado pela agência de inovação britânica, Innovate UK e o Fundo Newton. A Wylinka, parceira nacional, será responsável por facilitar o desenvolvimento das atividades locais e por ser o elo de conexão com os mentores e agentes britânicos. Além disso, faremos juntamente com a NESTA um estudo do ecossistema nacional, entrevistando os principais atores que interagem com o
desenvolvimento de políticas públicas e identificando seus principais desafios.

Ao longo do programa selecionaremos um grupo de até 35 pessoas, todas com um alto nível de influência na elaboração de políticas públicas, que serão capacitadas para priorizarem desafios que bloqueiam o desenvolvimento do ecossistema nacional de inovação, e criarem protótipos de programas para atacarem estes desafios. Trata-se da aplicação do modelo de aceleração, já bem conhecido do ecossistema, ao contexto dos líderes e geradores de políticas públicas em inovação.

Para isto, o grupo terá duas imersões no Reino Unido para conhecerem de perto as atividades e ações que são desenvolvidos por lá, além de terem contato com mentores e coachs que, além de os capacitarem sobre as principais ferramentas de inovação, os
acompanharão apoiando no desenvolvimento de protótipos de políticas públicas focadas nos desafios brasileiros.

 

Quais são os principais resultados?

O programa terá a duração de 9 meses e ao final deste período esperamos como resultado:

  • A formação de redes de cooperação entre gestores públicos nacionais e britânicos;
  • O aprimoramento de capacidades na formulação de políticas públicas para Inovação em todos os participantes e suas instituições;
  • O desenvolvimento de protótipos de políticas públicas relevantes aos principais desafios enfrentados pelo ecossistema nacional de inovação.

 

 

Acreditamos muito no impacto que este projeto trará para o ecossistema nacional de inovação e estamos muito empolgados com o seu desenvolvimento. E você, conhece alguma iniciativa que pode ter sinergia? Entre em contato com a gente! Because when you rock, wyrock!

Quer ficar por dentro de outras das nossas atuações e ainda receber conteúdos de ponta sobre inovação e empreendedorismo? Assine nossa news!