Uma das principais atuações da Wylinka é executar projetos que melhorem as políticas públicas para inovação no ecossistema regional e nacional. E diante desse propósito fomos ao Sul do Brasil para executar um projeto em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE-PR). 

O projeto teve como objetivo orientar os gestores do SEBRAE-PR a promover a articulação entre os atores, otimizara comunicação geral e facilitar o orquestramento natural do ecossistema de empreendedorismo da região noroeste do estado.

A partir desse objetivo foram estruturadas quatro etapas de atuação: alinhamento teórico e ferramentas: mapeamento do ecossistema; processamento e plano de articulação; execução do plano e acompanhamento. Os planos de atuação foram executados pelos gestores e o acompanhamento da evolução das ações foi feito pela equipe da Wylinka. Realizamos mentorias com objetivo de auxiliar os gestores a conectarem os atores do Ecossistema e potencializar ações com foco no Empreendedor.

 

O processo inteiro do projeto foi seguindo as seguintes etapas:

  • Fase 1: Reunião com gestores do SEBRAE/PR de alinhamento teórico e definição dos atores do Ecossistema Empreendedor;
  • Fase 2: Mapeamento dos Ecossistemas de Empreendedorismo e Inovação dos 5 territórios da regional Noroeste e 1 território das demais Regionais;
  • Fase 3: Reunião com gestores do SEBRAE/PR para processamento e plano de articulação dos Ecossistemas mapeados na regional Noroeste e 1 território das demais Regionais;
  • Fase 4: Monitoramento do plano de execução da regional Noroeste e dos gestores da Linha Empreendedorismo e Gestão.

 

Como metodologia, foi utilizada principalmente o Rain Forest Canvas, com o objetivo não só de que o empreendedor pudesse enxergar/definir diferentes características importantes do seu projeto, como ao final, definir as principais ações a ser tomadas. 

Os gestores do Sebrae Regional, ao final do projeto, saíram com seus projetos de implantação para mapear o ecossistema regional a qual cada um pertence e executar ações para os empreendedores da região.

Quer fazer um projeto semelhante no ecossistema? É só acessar o banner abaixo: