logo_sebrae

Com a missão de dar suporte ao crescimento das startups da região de Belo Horizonte, o Sebrae Minas convidou
a Wylinka para apoiá-lo na execução do Go Minas, programa de capacitação e consultoria para startups. Foram
15 empresas participantes da 1ª rodada de BH, mais de 30 empreendedores que se dedicaram durante 4 meses
ao objetivo de elevar o negócio a um outro nível de desenvolvimento.

O primeiro mês de programa foi dedicado à construção de um diagnóstico de cada negócio e uma análise do grupo de empresas para a elaboração do planejamento dos próximos meses de atuação. Nos 3 meses seguintes, os empreendedores receberam uma intensa carga metodológica relacionada ao desenvolvimento de produto e de clientes. A Wylinka trouxe conteúdos-chave para solução de desafios, apoio aos empreendedores na articulação de contatos e propôs direcionamentos estratégicos às empresas e ao Sebrae.

Foram realizadas reuniões individuais, para acompanhamento constante da evolução de cada negócio, e também reuniões em grupo, onde as empresas encontraram a oportunidade de compartilhar desafios e trocar experiências. Durante as reuniões, os empreendedores tiveram contato com pelo menos 10 especialistas em conteúdos diversos. Um exemplo é o empreendedor Euler Santos, da empresa Verti Ecotecnologias, que levou para o Go Minas sua experiência na captação de recursos para o desenvolvimento de produtos e sobre o processo de captação de investimento. Também contamos com a participação da empreendedora Ana Julia Ghirello, fundadora do Bom Negócio e do AbeLLha, que falou da sua trajetória e sobre cultura empresarial.

Encerramos o Programa com um evento para celebrar os resultados que foram muitos.  Mais de 40 articulações promovidas, dentre potenciais parceiros, clientes e investidores, 11 pivots realizados pelas empresas, 5 empresas aumentaram o faturamento consideravelmente, parcerias entre empresas participantes foram formadas, 3 startups conseguiram participação em missões internacionais.  Participaram do encerramento, além das empresas do programa, convidados de aceleradoras, parque tecnológico, fundos de investimento e outros empreendedores.

IMG-20150910-WA0025-1024x576

As startups finalizaram o programa com muitas portas abertas para continuarem a vencer os desafios da jornada empreendedora. O Go Minas está em execução também em Uberlândia e novas rodadas em todo estado estão sendo planejadas para 2016.

Depoimentos

O GoMinas foi uma experiência única para mim e para a AWC. O contato e a execução da metodologia Desenvolvimento de Clientes foi muito importante para a evolução e o amadurecimento do modelo de negócio da solução da AWC. O ambiente do programa foi muito rico. O relacionamento com outras startups em diferentes estágios e áreas de atuação permitiu a troca de experiências e a formatação de parcerias e relacionamentos que criam novas oportunidades.

Aécio Bolzon - Empreendedor da AWC