Desde a sua a fundação, a Wylinka atua com o desenvolvimento de novos negócios e no fomento ao empreendedorismo e à inovação. Foram diversos projetos executados para aceleração de empresas e capacitação de empreendedores, principalmente no estado de Minas Gerais. Com esse ambiente próspero ao empreendedorismo, novas iniciativas de negócios de impacto surgiram, com um foco social e ambiental.

Os Negócios de Impacto têm como objetivo a geração de valor para a sociedade e o meio ambiente, e se diferem de organizações filantrópicas por serem sustentáveis financeiramente.

Para a Wylinka, a inovação é alcançada quando existe esse ganho para a sociedade a partir da tecnologia. Assim, em parceria com o Sebrae-MG, Rede Mineira de Inovação e Sedectes-MG, foi desenvolvido o programa BloomBTech Impact. O objetivo do programa foi utilizar metodologias aplicadas em programas de aceleração de startups para apoiar o desenvolvimento de negócios de impacto social e ambiental das incubadoras mineiras.

 

Como fizemos?

A metodologia desenvolvida para o programa se baseou em dois pilares: o direcionamento estratégico das empresas e a sensibilização para desenvolvimento de novos negócios de impacto social e ambiental.

Foram selecionadas 20 empresas de 12 incubadoras de Minas Gerais para participação no programa, que contou com as 4 etapas desenvolvidas no programa BloomBTech realizado em 2015 também pela Wylinka. O modelo BloomBTech foi criado para o direcionamento estratégico de empresas incubadas do Estado.  Conheça a metodologia BloomBTech.

Primeiramente, foi executado um diagnóstico com as empresas na perspectiva de 7 eixos:

Eixos do diagnóstico executado na primeira etapa do projeto Bloom Business Technology Impact com impacto social e ambiental

Na segunda etapa, foi desenvolvido um estudo para identificar o cenário mercadológico e estágio tecnológico nos quais as empresas se encontravam, a partir dos dados adquiridos com o diagnóstico anterior. O objetivo da etapa foi identificar possibilidades inexploradas nos mercados, pela análise da cadeia produtiva, das barreiras de entrada, de regulamentações e demais pontos relevantes. A metodologia utilizada foi a Pré-Diligência da Inovação:

Representação das fases da metodologia da Pré Diligência da Inovação, utilizada para a avaliação do potencial tecnológico e de mercado de projetos inovadores.

Como terceira etapa, as empresas participaram de um workshop individual com os mentores do programa para definição das estratégias. Inicialmente, os empreendedores receberam os dados do estudo de mercado, com as principais conclusões e recomendações. Em seguida foram traçadas ações para 6 das perspectivas abordadas no diagnóstico inicial. Para o sétimo ponto, a geração de impacto social e ambiental, as ações foram construídas a partir da Teoria da Mudança. Por essa metodologia, foi possível alinhar o desenvolvimento com os objetivos de impacto consequentes. De forma que todas as ações planejadas fossem direcionadas para ganhos de valor na vida das pessoas e/ou para o meio ambiente.

Detalhamento dos pontos abordados pela metodologia para negócios de impacto da Teoria da Mudança

Com as 7 perspectivas trabalhadas, as empresas conseguiram traçar um planejamento de desenvolvimento completo, pelas visões de negócio e de impacto:

Estratégias BBT Impact Impacto

Com as ações definidas, foi iniciada a última etapa, de acompanhamento do planejamento definido. Foram realizadas reuniões para avaliar os avanços de cada empresa e para propor novas estratégias a serem implementadas a partir dos resultados obtidos.

Difusão do Programa:

O BBT Impact conseguiu um grande alcance geográfico em Minas Gerais, com grande capilaridade para a troca de experiência e conhecimentos entre as regiões do estado.

Mapa com os pontos de atuação do projeto BBT Impact Impacto

Gostaria de saber mais sobre as metodologias usadas no projeto como a Teoria da Mudança e sobre as empresas e incubadoras participantes? Acesse o Ebook completo do projeto.

Quer ficar por dentro de outras das nossas atuações e ainda receber conteúdos de ponta sobre inovação e empreendedorismo? Assine nossa news!

Empresas Envolvidas

Depoimentos

(…) foi mais que saudável entender o contexto do projeto, receber as ideias e mudanças, até mesmo para promover, em forma de longo prazo, o impacto social e ambiental que iniciamos neste ano. […] Acredito que o compromisso em construir em seu plano de negócio ações que de alguma forma façam o impacto ou a mudança na sociedade e no meio ambiente, ficará para sempre em nossos planos futuros (…)

Valter Jagosich - Bridge2Things