A incubadora de empresas Habitat tem foco no
desenvolvimento de novos empreendimentos de base tecnológica no setor de ciências da vida. Com o propósito oferecer uma maior capacitação aos empreendedores e fortalecer o desenvolvimento de iniciativas de marketing, planejamento comercial e operacionalização dos processos vendas nas empresas, em parceria com a Wylinka foi ministrado o curso “Estratégia de Marketing – Comercializando Novos Produtos e Serviços Tecnológicos”.

No curso foram apresentados conceitos básicos sobre a importância do estudo de mercado e do entendimento de expectativas dos clientes, previamente à construção do planejamento comercial. Foram também apresentados os conceitos sobre os 4 P´s do marketing: produto, preço, praça e promoção, ressaltando a análise e a importância de cada um deles dentro do contexto das empresas incubadas na Habitat. Para melhor compreensão do conteúdo ministrado, foram realizadas atividades vivenciais em grupo em que os participantes trabalharam a proposição de conceito de novos produtos, avaliando os pontos de destaque e os pontos críticos deste processo.

“A maior contribuição foi a proposta de engajamento e interatividade entre os empreendedores para nivelar e fazer avançar os conhecimentos sobre comercialização e marketing”

Além dos conceitos sobre marketing, durante o curso também foram enfocados aspectos relacionados com a metodologia de Desenvolvimento de Clientes, do autor Steve Blanck. Essa metodologia vem sendo bastante aplicada por startups do mundo todo para testar e validar os seus modelos de negócios e a aceitação pelo mercado dos seus produtos e serviços.

Dessa forma, o curso permitiu um ambiente de discussões entre os empreendedores sobre as práticas mais modernas relacionadas a marketing e comercialização, além do exercício prático das iniciativas que devem ser internalizadas pelas empresas para atingir um maior nível de visibilidade de seus produtos para os potenciais clientes.

Depoimentos

A Wylinka sempre apresenta um formato dinâmico para as atividades que realiza. Neste curso, em específico, a maior contribuição foi a proposta de engajamento e interatividade entre os empreendedores para nivelar e fazer avançar os conhecimentos sobre comercialização e marketing.

Coordenador de Empreendedorismo – Incubadora Habitat