O Bloom Business Technology, BloomBTech, foi uma iniciativa do SEBRAE em parceria com o Governo de Minas Gerais e a Rede Mineira de Inovação. Executado pela Wylinka, o programa teve como objetivo o direcionamento estratégico das empresas incubadas do Estado.

metodologia-bbt

Com quatro equipes atuando em diferentes áreas de Minas Gerais, trabalhamos ao longo do segundo semestre de 2015 com 17 incubadoras, 117 empresas incubadas. As quatro etapas do projeto consistiam em: diagnóstico (quando cada equipe se reuniu individualmente com cada empresa incubada para conhecer o negócio, as estratégias de mercado, equipe, produto, e elaboraram um relatório com os principais pontos a serem trabalhados no projeto); diligência da inovação (que consiste em um estudo de mercado realizado pela Wylinka); workshop (apresentação do estudo de mercado desenvolvido e criação de um plano de ações para desenvolver os principais pontos de melhoria); e reuniões de acompanhamento das ações dos empreendedores com base na estratégia definida no workshop.

resultados-bbt-site

No total foram realizadas aproximadamente 600 reuniões entre equipe Wylinka e empresas incubadas, 440 horas de workshops, e compartilhamento de mais de 20 metodologias impactando mais de 250 pessoas. Foram desenvolvidos 110 estudos de mercado nas áreas de educação, ambiente, publicidade, energia, transportes, alimentos, construção civil, telecomunicações e finanças.

Encerramos o programa em um evento no SEBRAE, em Belo Horizonte, com a participação das instituições idealizadoras do programa, muitos empreendedores e equipes das incubadoras.

Recentemente produzimos um ebook para que outras incubadoras e empresas incubadas possam se apropriar de toda a jornada que implementamos para oxigenar as empresas. No livro explicamos os diversos passos feitos no BloomBTech para um exercício de desenho estratégico de empresas incubadas, de modo a guiar e oferecer conteúdos ricos que possam ajudar na estratégia, na gestão das operações, nos esforços comerciais e na motivação da equipe. Tivemos resultados super legais, como empresas incubadas avançando na prospecção de clientes, redesenho estratégico de grandes projetos, organização de portfólios de base tecnológica e muito mais – no ebook você também irá poder conhecer alguns cases =)

O download dele pode ser feito na seção “Nossos Conteúdos” no nosso site.

Empresas Envolvidas